PRÁTICAS E ATUAÇÃO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/292 |
Resumo: | O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma porta de entrada ao sistema de proteção governamental que tem como ênfase a população mais vulnerável socioeconomicamente, proporcionando maior autonomia aos usuários cadastrados frente às suas necessidades psicossociais. Diante da necessidade de se entender a integralidade e a descentralização da assistência à saúde, o presente estudo buscou compreender e discutir, a partir de metodologias diferenciadas, o funcionamento de um destes centros com enfoque no atendimento e nos serviços ofertados pela instituição. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem em um centro de referência, localizado em Petrolina, Pernambuco. Os discentes, embasados pela proposta de ensino do módulo de Saúde Coletiva I, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, foram encaminhados para aula prática com a finalidade de associar e contextualizar os conhecimentos teórico-práticos sobre a atuação do Sistema Único de Saúde nas unidades de assistência social do munícipio. Percebeu-se que o empenho dos profissionais associado a filosofia da instituição repercutem positivamente no atendimento das necessidades da população da área de abrangência, oferecendo auxilio às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, assegurando-lhes direitos básicos de cidadania. Sendo assim, a experiência de ensino no serviço possibilitou um conhecimento prático da atuação da equipe de profissionais que atuam no CRAS, contribuindo para formação diferenciada dos acadêmicos de enfermagem em uma perspectiva de compreender o conceito de vulnerabilidade, sensibilizar sobre as nuances das comunidades e responsabilidade social. |
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PRÁTICAS E ATUAÇÃO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRASEnsino; Serviço Social; Saúde Coletiva; Vulnerabilidade Social; Integralidade em Saúde; EnfermagemO Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma porta de entrada ao sistema de proteção governamental que tem como ênfase a população mais vulnerável socioeconomicamente, proporcionando maior autonomia aos usuários cadastrados frente às suas necessidades psicossociais. Diante da necessidade de se entender a integralidade e a descentralização da assistência à saúde, o presente estudo buscou compreender e discutir, a partir de metodologias diferenciadas, o funcionamento de um destes centros com enfoque no atendimento e nos serviços ofertados pela instituição. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem em um centro de referência, localizado em Petrolina, Pernambuco. Os discentes, embasados pela proposta de ensino do módulo de Saúde Coletiva I, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, foram encaminhados para aula prática com a finalidade de associar e contextualizar os conhecimentos teórico-práticos sobre a atuação do Sistema Único de Saúde nas unidades de assistência social do munícipio. Percebeu-se que o empenho dos profissionais associado a filosofia da instituição repercutem positivamente no atendimento das necessidades da população da área de abrangência, oferecendo auxilio às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, assegurando-lhes direitos básicos de cidadania. Sendo assim, a experiência de ensino no serviço possibilitou um conhecimento prático da atuação da equipe de profissionais que atuam no CRAS, contribuindo para formação diferenciada dos acadêmicos de enfermagem em uma perspectiva de compreender o conceito de vulnerabilidade, sensibilizar sobre as nuances das comunidades e responsabilidade social.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/292Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 17 (2018)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/292/271Vieira, Michelle Christini AraújoLeal Árias Amorim, Anne Caroline CoelhoRibeiro, Guilherme BezerraGonçalves Barbosa, Kalliny MirellaFernandes Santos, Mariana Brandtdos Santos Neto, Odilon FranciscoSantos Gonçalves, Thainá da CostaVieira Justino, Thaysa Mariados Santos Castr, Thiago José Islandersoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T13:25:20Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/292Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-02-01T13:25:20Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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