DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: das Chagas Silva Souza, Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Cleia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606
Resumo: O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.
id UNIVASF-1_79d1a5a3cedd37e8f2517745743837fc
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1606
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASILHistória Local.CurrículoEnsino de HistóriaConsciência histórica.O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 211-2282177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1671https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1440Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdas Chagas Silva Souza, FranciscoAlves, Cleia Maria2024-01-16T14:58:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1606Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T14:58:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
title DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
spellingShingle DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
das Chagas Silva Souza, Francisco
História Local.
Currículo
Ensino de História
Consciência histórica.
title_short DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
title_full DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
title_fullStr DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
title_full_unstemmed DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
title_sort DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
author das Chagas Silva Souza, Francisco
author_facet das Chagas Silva Souza, Francisco
Alves, Cleia Maria
author_role author
author2 Alves, Cleia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv das Chagas Silva Souza, Francisco
Alves, Cleia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História Local.
Currículo
Ensino de História
Consciência histórica.
topic História Local.
Currículo
Ensino de História
Consciência histórica.
description O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1671
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1440
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 211-228
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486853984256