DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606 |
Resumo: | O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro. |
id |
UNIVASF-1_79d1a5a3cedd37e8f2517745743837fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1606 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASILHistória Local.CurrículoEnsino de HistóriaConsciência histórica.O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 211-2282177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1671https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1440Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdas Chagas Silva Souza, FranciscoAlves, Cleia Maria2024-01-16T14:58:13Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1606Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-16T14:58:13Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
title |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
spellingShingle |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL das Chagas Silva Souza, Francisco História Local. Currículo Ensino de História Consciência histórica. |
title_short |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
title_full |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
title_fullStr |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
title_sort |
DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL |
author |
das Chagas Silva Souza, Francisco |
author_facet |
das Chagas Silva Souza, Francisco Alves, Cleia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Cleia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
das Chagas Silva Souza, Francisco Alves, Cleia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Local. Currículo Ensino de História Consciência histórica. |
topic |
História Local. Currículo Ensino de História Consciência histórica. |
description |
O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1671 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606/1440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 30 (2023): Edição Regular; 211-228 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486853984256 |