O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43 |
Resumo: | As tecnologias acompanharam a evolução da humanidade, representando, em muitos períodos, o fator que impulsionou o desenvolvimento de muitos grupos sociais. Tiveram grande desenvolvimento no século XX, que se refletiu no elevado número de invenções no ramo da informática e todas as possibilidades que advêm destas. Atualmente, é imprescindível que a escola insira essas tecnologias no processo de ensino, aproveitando as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso das tecnologias em sala de aula, identificando seu histórico, sua definição e inserção das mesmas na prática pedagógica. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica em sites da internet, onde, para cada assunto desenvolvido, buscou-se no mínimo 10 materiais, destacando-se livros, artigos, monografias, teses e dissertações. Ao final da pesquisa, selecionou-se 60 destes materiais, produzidos entre 1997 e 2014, que foram lidos, atentando aos temas e excluindo aqueles que não estivessem diretamente ligados ao tema. A pesquisa constatou que muitos recursos tecnológicos relacionados ao uso direto da informática podem ser utilizados dentro do processo pedagógico, requerendo que professores tenham formações específicas para melhor utilizá-los, extraindo a potencialidade dentro dos conteúdos trabalhados. A utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula viabiliza condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, quando inseridas de forma apropriada dentro dos procedimentos metodológicos, fazem com que os alunos tenham maior motivação e aproximando-os do docente. Assim, faz-se necessário a capacitação dos professores para que lidem com as tecnologias, favorecendo a aprendizagem por parte de aluno. |
id |
UNIVASF-1_91b7ff8aac056261a38fbe23af4ec82e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/43 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONALTecnologiasComputadoresEducaçãoProfessorInternetAs tecnologias acompanharam a evolução da humanidade, representando, em muitos períodos, o fator que impulsionou o desenvolvimento de muitos grupos sociais. Tiveram grande desenvolvimento no século XX, que se refletiu no elevado número de invenções no ramo da informática e todas as possibilidades que advêm destas. Atualmente, é imprescindível que a escola insira essas tecnologias no processo de ensino, aproveitando as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso das tecnologias em sala de aula, identificando seu histórico, sua definição e inserção das mesmas na prática pedagógica. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica em sites da internet, onde, para cada assunto desenvolvido, buscou-se no mínimo 10 materiais, destacando-se livros, artigos, monografias, teses e dissertações. Ao final da pesquisa, selecionou-se 60 destes materiais, produzidos entre 1997 e 2014, que foram lidos, atentando aos temas e excluindo aqueles que não estivessem diretamente ligados ao tema. A pesquisa constatou que muitos recursos tecnológicos relacionados ao uso direto da informática podem ser utilizados dentro do processo pedagógico, requerendo que professores tenham formações específicas para melhor utilizá-los, extraindo a potencialidade dentro dos conteúdos trabalhados. A utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula viabiliza condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, quando inseridas de forma apropriada dentro dos procedimentos metodológicos, fazem com que os alunos tenham maior motivação e aproximando-os do docente. Assim, faz-se necessário a capacitação dos professores para que lidem com as tecnologias, favorecendo a aprendizagem por parte de aluno.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43/50Gonçalves, Thamires PereiraFaria, Marcelo Domingues deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:24:41Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/43Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:24:41Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL Gonçalves, Thamires Pereira Tecnologias Computadores Educação Professor Internet |
title_short |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_full |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
title_sort |
O PERCURSO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
author |
Gonçalves, Thamires Pereira |
author_facet |
Gonçalves, Thamires Pereira Faria, Marcelo Domingues de |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Marcelo Domingues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Thamires Pereira Faria, Marcelo Domingues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Computadores Educação Professor Internet |
topic |
Tecnologias Computadores Educação Professor Internet |
description |
As tecnologias acompanharam a evolução da humanidade, representando, em muitos períodos, o fator que impulsionou o desenvolvimento de muitos grupos sociais. Tiveram grande desenvolvimento no século XX, que se refletiu no elevado número de invenções no ramo da informática e todas as possibilidades que advêm destas. Atualmente, é imprescindível que a escola insira essas tecnologias no processo de ensino, aproveitando as possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso das tecnologias em sala de aula, identificando seu histórico, sua definição e inserção das mesmas na prática pedagógica. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica em sites da internet, onde, para cada assunto desenvolvido, buscou-se no mínimo 10 materiais, destacando-se livros, artigos, monografias, teses e dissertações. Ao final da pesquisa, selecionou-se 60 destes materiais, produzidos entre 1997 e 2014, que foram lidos, atentando aos temas e excluindo aqueles que não estivessem diretamente ligados ao tema. A pesquisa constatou que muitos recursos tecnológicos relacionados ao uso direto da informática podem ser utilizados dentro do processo pedagógico, requerendo que professores tenham formações específicas para melhor utilizá-los, extraindo a potencialidade dentro dos conteúdos trabalhados. A utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula viabiliza condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, quando inseridas de forma apropriada dentro dos procedimentos metodológicos, fazem com que os alunos tenham maior motivação e aproximando-os do docente. Assim, faz-se necessário a capacitação dos professores para que lidem com as tecnologias, favorecendo a aprendizagem por parte de aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/43/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487521927168 |