PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente. |
id |
UNIVASF-1_9b4354b1c9bff21cfbc6fef006d4629f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1468 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃOLicenciatura em Educação do CampoPerfilEgresso O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 132-1542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468/1154Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJosé de Melo, RenataWelter Adams, FernandaMaria Tavares Nunes, Simara2022-10-04T11:09:03Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1468Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:09:03Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
title |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
spellingShingle |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO José de Melo, Renata Licenciatura em Educação do Campo Perfil Egresso |
title_short |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
title_full |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
title_fullStr |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
title_full_unstemmed |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
title_sort |
PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO |
author |
José de Melo, Renata |
author_facet |
José de Melo, Renata Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
author_role |
author |
author2 |
Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José de Melo, Renata Welter Adams, Fernanda Maria Tavares Nunes, Simara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Educação do Campo Perfil Egresso |
topic |
Licenciatura em Educação do Campo Perfil Egresso |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468/1154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 132-154 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489163997184 |