PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José de Melo, Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Welter Adams, Fernanda, Maria Tavares Nunes, Simara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente.
id UNIVASF-1_9b4354b1c9bff21cfbc6fef006d4629f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1468
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃOLicenciatura em Educação do CampoPerfilEgresso O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 132-1542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468/1154Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJosé de Melo, RenataWelter Adams, FernandaMaria Tavares Nunes, Simara2022-10-04T11:09:03Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1468Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:09:03Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
title PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
spellingShingle PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
José de Melo, Renata
Licenciatura em Educação do Campo
Perfil
Egresso
title_short PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
title_full PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
title_fullStr PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
title_full_unstemmed PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
title_sort PERFIL DOS DISCENTES DA PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO
author José de Melo, Renata
author_facet José de Melo, Renata
Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
author_role author
author2 Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José de Melo, Renata
Welter Adams, Fernanda
Maria Tavares Nunes, Simara
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Educação do Campo
Perfil
Egresso
topic Licenciatura em Educação do Campo
Perfil
Egresso
description O presente trabalho teve como objetivo investigar o perfil da primeira turma de licenciandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências da Natureza, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para tal estudo os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a dez licenciandos da primeira turma do referido curso. De posse dos dados, realizou-se o tratamento dos mesmos por meio de uma abordagem interpretativa. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa maior e procura discutir o perfil dos licenciandos e o seu processo formativo. Os discentes apresentavam uma idade mais madura (entre 32 e 57 anos), que se difere da dita idade ideal para a academia. Eram predominantemente do sexo feminino (90%), casados (100%), trabalhadores (78%) e a maioria (90%) residia em cidades consideradas rurais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Todos os discentes eram oriundos da educação básica pública, sendo que 39% deles ainda finalizaram a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, a respeito da relação dos sujeitos com o meio rural e sua estreita relação com os espaços de formação política e de educação popular, espera-se que eles sejam capazes de entender as demandas e os desafios da educação do/no campo e de fazer a diferença em sua futura atuação docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1468/1154
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 132-154
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489163997184