O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Honorato, Andréia Priscila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grecco dos Santos, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304
Resumo: O presente artigo é resultante de parte da dissertação de mestrado homônima ao título do artigo, defendida no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de um estudo produzido a partir das narrativas escritas pelos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada no Bairro Santa Rosa, na Zona Oeste da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, durante as aulas de História. Este estudo teve por objetivo apreender as concepções que os estudantes forjaram ao longo de suas trajetórias e das aulas de História acerca da categoria trabalho na contemporaneidade, alicerçados na sua experiência de vida, a partir de uma perspectiva histórica. Constatamos que é fundamental o respeito ao protagonismo e a autonomia dos estudantes enquanto leitores e produtores de história.
id UNIVASF-1_9c29ba3e10b6993a6f5567166808a1e5
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1304
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIAEnsino de História; Narrativas; Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Formação de Professores.O presente artigo é resultante de parte da dissertação de mestrado homônima ao título do artigo, defendida no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de um estudo produzido a partir das narrativas escritas pelos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada no Bairro Santa Rosa, na Zona Oeste da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, durante as aulas de História. Este estudo teve por objetivo apreender as concepções que os estudantes forjaram ao longo de suas trajetórias e das aulas de História acerca da categoria trabalho na contemporaneidade, alicerçados na sua experiência de vida, a partir de uma perspectiva histórica. Constatamos que é fundamental o respeito ao protagonismo e a autonomia dos estudantes enquanto leitores e produtores de história.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 423-4402177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304/1088Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Honorato, Andréia Priscila Grecco dos Santos, Rita de Cássia2021-11-24T14:10:31Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1304Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2021-11-24T14:10:31Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
title O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Machado Honorato, Andréia Priscila
Ensino de História; Narrativas; Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Formação de Professores.
title_short O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
title_fullStr O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
title_sort O SILÊNCIO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
author Machado Honorato, Andréia Priscila
author_facet Machado Honorato, Andréia Priscila
Grecco dos Santos, Rita de Cássia
author_role author
author2 Grecco dos Santos, Rita de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Honorato, Andréia Priscila
Grecco dos Santos, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História; Narrativas; Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Formação de Professores.
topic Ensino de História; Narrativas; Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Formação de Professores.
description O presente artigo é resultante de parte da dissertação de mestrado homônima ao título do artigo, defendida no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande. Trata-se de um estudo produzido a partir das narrativas escritas pelos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, localizada no Bairro Santa Rosa, na Zona Oeste da cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, durante as aulas de História. Este estudo teve por objetivo apreender as concepções que os estudantes forjaram ao longo de suas trajetórias e das aulas de História acerca da categoria trabalho na contemporaneidade, alicerçados na sua experiência de vida, a partir de uma perspectiva histórica. Constatamos que é fundamental o respeito ao protagonismo e a autonomia dos estudantes enquanto leitores e produtores de história.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1304/1088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 25 (2021): Edição Regular e Dossiê – Educação, Saúde e Direitos Humanos / Dossiê - O campo da História da Educacão No Brasil; 423-440
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489087451136