METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcio Ponciano dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Longuinhos, Rafael Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar e caracterizar trabalhos que abordem sobre Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), utilizando lentes da Neurociência Cognitiva para destacar possíveis articulações, fragilidades e potencialidades no processo de construção do conhecimento matemático. Ancorou-se o estudo na hipótese de que existem obstáculos, os quais dificultam as formas de abordagens dos conteúdos ligados ao ensino de matemática, e se vislumbra no uso do LEM e de princípios neurocognitivos uma alternativa para minimizar as dificuldades desse panorama. As principais bases teóricas desta investigação estruturaram-se na institucionalização conceitual de duas áreas do conhecimento: ensino de matemática, com base nas pesquisas de Lorenzato (2009) e Santos (2019); e os aportes da Neurociência Cognitiva, por meio dos estudos de Kandel, Schwartz e Siegelbaum (1991), Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006), Lent (2002), Willingham (2011) e Cosenza e Guerra (2011). A condução metodológica teve como norte a pesquisa bibliográfica, identificando os trabalhos que apresentam similaridade/proximidade com a pesquisa em curso, destacando fragilidades e potencialidades em seu uso. Identificou-se que as pesquisas envolvendo matemática, laboratório e neurociência concentram-se, em sua maioria, em investigações com vieses mais técnicos envolvendo pesquisas desenvolvidas em laboratórios. Nesse sentido, não foram encontrados trabalhos articulando o LEM e a Neurociência Cognitiva. Por fim, concluiu-se que articular ao LEM as justificativas pautadas em pressupostos neurocognitivos potencializa o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos, que são tidos como difíceis de serem compreendidos. Assim, permitem que as aprendizagens se tornem significativas para os aprendentes.
id UNIVASF-1_a68127c17b2a6fede70e4cc530a4453f
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2213
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)Aprendizagem SignificativaLaboratório de Ensino de MatemáticaMetodologias AtivasPrincípios NeurocognitivosEsta pesquisa tem por objetivo identificar e caracterizar trabalhos que abordem sobre Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), utilizando lentes da Neurociência Cognitiva para destacar possíveis articulações, fragilidades e potencialidades no processo de construção do conhecimento matemático. Ancorou-se o estudo na hipótese de que existem obstáculos, os quais dificultam as formas de abordagens dos conteúdos ligados ao ensino de matemática, e se vislumbra no uso do LEM e de princípios neurocognitivos uma alternativa para minimizar as dificuldades desse panorama. As principais bases teóricas desta investigação estruturaram-se na institucionalização conceitual de duas áreas do conhecimento: ensino de matemática, com base nas pesquisas de Lorenzato (2009) e Santos (2019); e os aportes da Neurociência Cognitiva, por meio dos estudos de Kandel, Schwartz e Siegelbaum (1991), Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006), Lent (2002), Willingham (2011) e Cosenza e Guerra (2011). A condução metodológica teve como norte a pesquisa bibliográfica, identificando os trabalhos que apresentam similaridade/proximidade com a pesquisa em curso, destacando fragilidades e potencialidades em seu uso. Identificou-se que as pesquisas envolvendo matemática, laboratório e neurociência concentram-se, em sua maioria, em investigações com vieses mais técnicos envolvendo pesquisas desenvolvidas em laboratórios. Nesse sentido, não foram encontrados trabalhos articulando o LEM e a Neurociência Cognitiva. Por fim, concluiu-se que articular ao LEM as justificativas pautadas em pressupostos neurocognitivos potencializa o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos, que são tidos como difíceis de serem compreendidos. Assim, permitem que as aprendizagens se tornem significativas para os aprendentes.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213/1579Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Márcio Ponciano dosLonguinhos, Rafael Ramos2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2213Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
title METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
Santos, Márcio Ponciano dos
Aprendizagem Significativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Metodologias Ativas
Princípios Neurocognitivos
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E NEUROAPRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)
author Santos, Márcio Ponciano dos
author_facet Santos, Márcio Ponciano dos
Longuinhos, Rafael Ramos
author_role author
author2 Longuinhos, Rafael Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcio Ponciano dos
Longuinhos, Rafael Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Metodologias Ativas
Princípios Neurocognitivos
topic Aprendizagem Significativa
Laboratório de Ensino de Matemática
Metodologias Ativas
Princípios Neurocognitivos
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar e caracterizar trabalhos que abordem sobre Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), utilizando lentes da Neurociência Cognitiva para destacar possíveis articulações, fragilidades e potencialidades no processo de construção do conhecimento matemático. Ancorou-se o estudo na hipótese de que existem obstáculos, os quais dificultam as formas de abordagens dos conteúdos ligados ao ensino de matemática, e se vislumbra no uso do LEM e de princípios neurocognitivos uma alternativa para minimizar as dificuldades desse panorama. As principais bases teóricas desta investigação estruturaram-se na institucionalização conceitual de duas áreas do conhecimento: ensino de matemática, com base nas pesquisas de Lorenzato (2009) e Santos (2019); e os aportes da Neurociência Cognitiva, por meio dos estudos de Kandel, Schwartz e Siegelbaum (1991), Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006), Lent (2002), Willingham (2011) e Cosenza e Guerra (2011). A condução metodológica teve como norte a pesquisa bibliográfica, identificando os trabalhos que apresentam similaridade/proximidade com a pesquisa em curso, destacando fragilidades e potencialidades em seu uso. Identificou-se que as pesquisas envolvendo matemática, laboratório e neurociência concentram-se, em sua maioria, em investigações com vieses mais técnicos envolvendo pesquisas desenvolvidas em laboratórios. Nesse sentido, não foram encontrados trabalhos articulando o LEM e a Neurociência Cognitiva. Por fim, concluiu-se que articular ao LEM as justificativas pautadas em pressupostos neurocognitivos potencializa o processo de aprendizagem de conteúdos matemáticos, que são tidos como difíceis de serem compreendidos. Assim, permitem que as aprendizagens se tornem significativas para os aprendentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2213/1579
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486990299136