DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes da Silva Santos, Thiago Rodrigo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins da Silva Ferreira, Aline, Moreira Theberge de Araujo, Clarisse, Quidute Balbino Silva, Rebeka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1277
Resumo: No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.
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