ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533 |
Resumo: | ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática). |
id |
UNIVASF-1_a8f3d394b948a608bee1e52d67776da7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1533 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORAEducaçãoEnsino de MatemáticaConhecimento PedagógicoInfânciaProfissionalidade docente.ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 755-7822177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533/1144Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos de Lara Jakimiu, Vanessa2022-02-02T14:52:33Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1533Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-02-02T14:52:33Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
title |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
spellingShingle |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA Campos de Lara Jakimiu, Vanessa Educação Ensino de Matemática Conhecimento Pedagógico Infância Profissionalidade docente. |
title_short |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
title_full |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
title_fullStr |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
title_sort |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA |
author |
Campos de Lara Jakimiu, Vanessa |
author_facet |
Campos de Lara Jakimiu, Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos de Lara Jakimiu, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Matemática Conhecimento Pedagógico Infância Profissionalidade docente. |
topic |
Educação Ensino de Matemática Conhecimento Pedagógico Infância Profissionalidade docente. |
description |
ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533/1144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 755-782 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489402023936 |