ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos de Lara Jakimiu, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533
Resumo: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).
id UNIVASF-1_a8f3d394b948a608bee1e52d67776da7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1533
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORAEducaçãoEnsino de MatemáticaConhecimento PedagógicoInfânciaProfissionalidade docente.ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2021-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 755-7822177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533/1144Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos de Lara Jakimiu, Vanessa2022-02-02T14:52:33Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1533Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-02-02T14:52:33Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
title ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
spellingShingle ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
Campos de Lara Jakimiu, Vanessa
Educação
Ensino de Matemática
Conhecimento Pedagógico
Infância
Profissionalidade docente.
title_short ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
title_full ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
title_fullStr ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
title_full_unstemmed ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
title_sort ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA
author Campos de Lara Jakimiu, Vanessa
author_facet Campos de Lara Jakimiu, Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos de Lara Jakimiu, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Matemática
Conhecimento Pedagógico
Infância
Profissionalidade docente.
topic Educação
Ensino de Matemática
Conhecimento Pedagógico
Infância
Profissionalidade docente.
description ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 11 n. 24 (2021): Edição Regular e Dossiê "Metodologias na formação e nas práticas de ensino de professores que ensinam matemática”; 755-782
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489402023936