A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avalone Rovai, Giovanna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos da Silva, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.    
id UNIVASF-1_aa59500ea4129090c0f6612ea2a7820a
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1579
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORESempatiatolerânciaeducação infantilformação de professoresO presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.    Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 174-1912177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579/1641https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579/1271Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvalone Rovai, GiovannaRamos da Silva, Maria de Lourdes2024-01-15T19:16:12Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1579Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:16:12Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Avalone Rovai, Giovanna
empatia
tolerância
educação infantil
formação de professores
title_short A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Avalone Rovai, Giovanna
author_facet Avalone Rovai, Giovanna
Ramos da Silva, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Ramos da Silva, Maria de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avalone Rovai, Giovanna
Ramos da Silva, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv empatia
tolerância
educação infantil
formação de professores
topic empatia
tolerância
educação infantil
formação de professores
description O presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579/1641
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 174-191
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486849789952