COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1028 |
Resumo: | A comunicação é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se, portanto, que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicação de más notícias. Na UFRN, o projeto de extensão Dying tenta suprir essa lacuna na formação médica, propondo-se ao ensino de comunicação de más notícias, como também a refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Participam do projeto 20 alunos da graduação de Medicina da UFRN por semestre. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes/relevantes do projeto e (3) autoavaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para uma maior aproximação com a temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica, como também para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de Medicina. |
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COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICAComunicação más notíciasRelação médico-pacienteEducação MédicaA comunicação é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se, portanto, que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicação de más notícias. Na UFRN, o projeto de extensão Dying tenta suprir essa lacuna na formação médica, propondo-se ao ensino de comunicação de más notícias, como também a refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Participam do projeto 20 alunos da graduação de Medicina da UFRN por semestre. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes/relevantes do projeto e (3) autoavaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para uma maior aproximação com a temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica, como também para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de Medicina. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1028Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 84-1022177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1028/786Pimentel, LucianaDantas, MadsonPimenta, Juliana Santos, Diorgenes Moreira, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-17T13:48:49Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1028Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-04-17T13:48:49Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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