Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar e comparar, na perspectiva da moral e da ética, as concepções e valores construídos por estudantes de Psicologia da UNIVASF acerca da formação acadêmica, verificando quais são os seus projetos profissionais. O projeto de vida profissional foi pensado como sendo o que os estudantes querem ou esperam do futuro, os meios considerados para atingir o que almejam, além dos fatores sociais que podem estar subjacentes a essas perspectivas de vida profissional. A amostra foi de 50 alunos de Psicologia, sendo 18 do primeiro período, 16 do quarto período e 16 do oitavo período. A coleta foi realizada na universidade onde estudam os participantes. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e com frases incompletas para que eles completassem de acordo com suas concepções. As categorias das respostas dos participantes da pesquisa foram formuladas com a finalidade de tornar possíveis as análises que se pretendiam realizar, e o tratamento dos dados englobou as análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram um entendimento dos futuros profissionais da psicologia do seu papel social a partir de uma prática que visa o cuidar efetivamente do outro, aceitando-o legitimamente, e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a falta de conduta moral e ética que vêm identificando nos profissionais atuantes na área. Esta pesquisa pretendeu acrescentar às investigações sobre projeto de vida um estudo sobre projeto de vida profissional, o qual certamente acrescentará dados importantes à compreensão do caminho que está sendo traçado para a sociedade pelos profissionais nela inseridos. |
id |
UNIVASF-1_b40f0a9c5ad82aba2b6ccfe002c0bfa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/343 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da éticaEstudante de PsicologiaProjeto de vida profissionalMoral e éticaEsta pesquisa objetivou analisar e comparar, na perspectiva da moral e da ética, as concepções e valores construídos por estudantes de Psicologia da UNIVASF acerca da formação acadêmica, verificando quais são os seus projetos profissionais. O projeto de vida profissional foi pensado como sendo o que os estudantes querem ou esperam do futuro, os meios considerados para atingir o que almejam, além dos fatores sociais que podem estar subjacentes a essas perspectivas de vida profissional. A amostra foi de 50 alunos de Psicologia, sendo 18 do primeiro período, 16 do quarto período e 16 do oitavo período. A coleta foi realizada na universidade onde estudam os participantes. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e com frases incompletas para que eles completassem de acordo com suas concepções. As categorias das respostas dos participantes da pesquisa foram formuladas com a finalidade de tornar possíveis as análises que se pretendiam realizar, e o tratamento dos dados englobou as análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram um entendimento dos futuros profissionais da psicologia do seu papel social a partir de uma prática que visa o cuidar efetivamente do outro, aceitando-o legitimamente, e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a falta de conduta moral e ética que vêm identificando nos profissionais atuantes na área. Esta pesquisa pretendeu acrescentar às investigações sobre projeto de vida um estudo sobre projeto de vida profissional, o qual certamente acrescentará dados importantes à compreensão do caminho que está sendo traçado para a sociedade pelos profissionais nela inseridos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343/226de Abreu, Elzenita Falcãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:53:35Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/343Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:53:35Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
title |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
spellingShingle |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética de Abreu, Elzenita Falcão Estudante de Psicologia Projeto de vida profissional Moral e ética |
title_short |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
title_full |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
title_fullStr |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
title_full_unstemmed |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
title_sort |
Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética |
author |
de Abreu, Elzenita Falcão |
author_facet |
de Abreu, Elzenita Falcão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Abreu, Elzenita Falcão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante de Psicologia Projeto de vida profissional Moral e ética |
topic |
Estudante de Psicologia Projeto de vida profissional Moral e ética |
description |
Esta pesquisa objetivou analisar e comparar, na perspectiva da moral e da ética, as concepções e valores construídos por estudantes de Psicologia da UNIVASF acerca da formação acadêmica, verificando quais são os seus projetos profissionais. O projeto de vida profissional foi pensado como sendo o que os estudantes querem ou esperam do futuro, os meios considerados para atingir o que almejam, além dos fatores sociais que podem estar subjacentes a essas perspectivas de vida profissional. A amostra foi de 50 alunos de Psicologia, sendo 18 do primeiro período, 16 do quarto período e 16 do oitavo período. A coleta foi realizada na universidade onde estudam os participantes. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e com frases incompletas para que eles completassem de acordo com suas concepções. As categorias das respostas dos participantes da pesquisa foram formuladas com a finalidade de tornar possíveis as análises que se pretendiam realizar, e o tratamento dos dados englobou as análises qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram um entendimento dos futuros profissionais da psicologia do seu papel social a partir de uma prática que visa o cuidar efetivamente do outro, aceitando-o legitimamente, e, ao mesmo tempo, uma preocupação com a falta de conduta moral e ética que vêm identificando nos profissionais atuantes na área. Esta pesquisa pretendeu acrescentar às investigações sobre projeto de vida um estudo sobre projeto de vida profissional, o qual certamente acrescentará dados importantes à compreensão do caminho que está sendo traçado para a sociedade pelos profissionais nela inseridos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/343/226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 1 n. 1 (2010) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488401682432 |