EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87 |
Resumo: | Este artigo tem como intuito identificar qual deve ser o papel da educação contextualizada em escolas públicas, e como essa pode colaborar para a construção de outras representações sociais dos estudantes marginalizados sobre si mesmo. Para tanto, foi analisado o filme “Escritores da Liberdade” (2007), um longa-metragem baseado em fatos reais, que apresenta um contexto escolar que preza pela educação tradicional, hierárquica, onde o educando não possui conhecimento próprio, voz, e muito menos autonomia, mas que é modificado por uma jovem professora que se preocupa em valorizar a história de vida de cada estudante norte-americano, filhos e filhas de imigrantes, que residem nos subúrbios de Los Angeles. Os principais recursos metodológicos utilizados foram a análise da imagem em movimento e análise do discurso, que indicaram como a prática de uma educação contextualizada faz com que os discentes compreendam a vida fora da escola, interligando-a aos conteúdos ministrados na sala de aula, transformando seus modos de pensar, de viver, de se relacionar com o mundo; e colaborando para a construção de outras representações sociais dos estudantes sobre eles mesmos, uma vez que, ao adquirirem autonomia e autoestima, as imagens que constituíam sobre si, são alteradas. |
id |
UNIVASF-1_bccf493d8d2fc82913b6641e22dc4f5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/87 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE”Educação Contextualizada.Representação SocialAnálise de imagemAnálise de discursoEste artigo tem como intuito identificar qual deve ser o papel da educação contextualizada em escolas públicas, e como essa pode colaborar para a construção de outras representações sociais dos estudantes marginalizados sobre si mesmo. Para tanto, foi analisado o filme “Escritores da Liberdade” (2007), um longa-metragem baseado em fatos reais, que apresenta um contexto escolar que preza pela educação tradicional, hierárquica, onde o educando não possui conhecimento próprio, voz, e muito menos autonomia, mas que é modificado por uma jovem professora que se preocupa em valorizar a história de vida de cada estudante norte-americano, filhos e filhas de imigrantes, que residem nos subúrbios de Los Angeles. Os principais recursos metodológicos utilizados foram a análise da imagem em movimento e análise do discurso, que indicaram como a prática de uma educação contextualizada faz com que os discentes compreendam a vida fora da escola, interligando-a aos conteúdos ministrados na sala de aula, transformando seus modos de pensar, de viver, de se relacionar com o mundo; e colaborando para a construção de outras representações sociais dos estudantes sobre eles mesmos, uma vez que, ao adquirirem autonomia e autoestima, as imagens que constituíam sobre si, são alteradas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 20 (2019); 249-2742177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87/740Simas, Lorena SantiagoPaiva, Carla Conceição da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-24T14:13:04Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/87Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-01-24T14:13:04Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
title |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” Simas, Lorena Santiago Educação Contextualizada. Representação Social Análise de imagem Análise de discurso |
title_short |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
title_full |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
title_sort |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE ESTUDANTES MARGINALIZADOS EM “ESCRITORES DA LIBERDADE” |
author |
Simas, Lorena Santiago |
author_facet |
Simas, Lorena Santiago Paiva, Carla Conceição da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Carla Conceição da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simas, Lorena Santiago Paiva, Carla Conceição da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Contextualizada. Representação Social Análise de imagem Análise de discurso |
topic |
Educação Contextualizada. Representação Social Análise de imagem Análise de discurso |
description |
Este artigo tem como intuito identificar qual deve ser o papel da educação contextualizada em escolas públicas, e como essa pode colaborar para a construção de outras representações sociais dos estudantes marginalizados sobre si mesmo. Para tanto, foi analisado o filme “Escritores da Liberdade” (2007), um longa-metragem baseado em fatos reais, que apresenta um contexto escolar que preza pela educação tradicional, hierárquica, onde o educando não possui conhecimento próprio, voz, e muito menos autonomia, mas que é modificado por uma jovem professora que se preocupa em valorizar a história de vida de cada estudante norte-americano, filhos e filhas de imigrantes, que residem nos subúrbios de Los Angeles. Os principais recursos metodológicos utilizados foram a análise da imagem em movimento e análise do discurso, que indicaram como a prática de uma educação contextualizada faz com que os discentes compreendam a vida fora da escola, interligando-a aos conteúdos ministrados na sala de aula, transformando seus modos de pensar, de viver, de se relacionar com o mundo; e colaborando para a construção de outras representações sociais dos estudantes sobre eles mesmos, uma vez que, ao adquirirem autonomia e autoestima, as imagens que constituíam sobre si, são alteradas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/87/740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 9 n. 20 (2019); 249-274 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487558627328 |