POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Motta, Marcelo Souza, Kalinke, Marco Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214
Resumo: Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis.
id UNIVASF-1_bcf1b6bada4b8cad8679899f21d3bcda
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1214
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICATecnologias DigitaisEnsino de Matema´ticaSmartphonesAplicativos Educacionais MóveisEquações do Segundo GrauNeste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 319-3532177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214/862Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessElias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo SouzaKalinke, Marco Aurélio2020-11-10T17:02:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1214Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
title POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
spellingShingle POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Tecnologias Digitais
Ensino de Matema´tica
Smartphones
Aplicativos Educacionais Móveis
Equações do Segundo Grau
title_short POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
title_full POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
title_fullStr POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
title_sort POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
author Elias, Ana Paula de Andrade Janz
author_facet Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Motta, Marcelo Souza
Kalinke, Marco Aurélio
author_role author
author2 Motta, Marcelo Souza
Kalinke, Marco Aurélio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias, Ana Paula de Andrade Janz
Motta, Marcelo Souza
Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais
Ensino de Matema´tica
Smartphones
Aplicativos Educacionais Móveis
Equações do Segundo Grau
topic Tecnologias Digitais
Ensino de Matema´tica
Smartphones
Aplicativos Educacionais Móveis
Equações do Segundo Grau
description Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214/862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 319-353
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489041313792