POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214 |
Resumo: | Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis. |
id |
UNIVASF-1_bcf1b6bada4b8cad8679899f21d3bcda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1214 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICATecnologias DigitaisEnsino de Matema´ticaSmartphonesAplicativos Educacionais MóveisEquações do Segundo GrauNeste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 319-3532177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214/862Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessElias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo SouzaKalinke, Marco Aurélio2020-11-10T17:02:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1214Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-11-10T17:02:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
title |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Elias, Ana Paula de Andrade Janz Tecnologias Digitais Ensino de Matema´tica Smartphones Aplicativos Educacionais Móveis Equações do Segundo Grau |
title_short |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
title_sort |
POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
author |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz |
author_facet |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo Souza Kalinke, Marco Aurélio |
author_role |
author |
author2 |
Motta, Marcelo Souza Kalinke, Marco Aurélio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Motta, Marcelo Souza Kalinke, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais Ensino de Matema´tica Smartphones Aplicativos Educacionais Móveis Equações do Segundo Grau |
topic |
Tecnologias Digitais Ensino de Matema´tica Smartphones Aplicativos Educacionais Móveis Equações do Segundo Grau |
description |
Neste artigo é apresentado os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Nela buscou-se identificar a possibilidade de promover, a partir da exploração de aplicativos educacionais móveis, a Aprendizagem Significativa para alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Curitiba. Com um viés qualitativo, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: sequências didáticas; observações; anotações; questionários; gravações; mapas conceituais; produções de textos e discussões em grupo. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções das teorias Construcionista e da Aprendizagem Significativa. Os resultados da investigação demonstraram que é possível promover um ambiente diferenciado em sala de aula, a partir do uso de aplicativos educacionais móveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1214/862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 22 (2020): Edição Regular e Dossiê Infância e Tecnologia; 319-353 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220489041313792 |