LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297 |
Resumo: | Resumo: O artigo aborda a trajetória histórica do papel da escola dos novos desenhos da linguagem e da comunicação e da Educação Sexual integrada aos direitos humanos e à cidadania. Discute as manifestações da sexualidade no ambiente escolar e a desnaturalização da heteronormatividade. A escola é o espaço em que atitudes e comportamentos sexuais estão presentes intensamente, constituindo, portanto, espaço também para se desenvolver ações de educação sexual. Partindo destas premissas, não há como permitir o recrudescimento dos discursos que reprimem ou negam a sexualidade na escola. Isso implica na perpetuação da cultura machista, preconceituosa e desigual ferindo os direitos humanos e mais especificamente os direitos sexuais. Por fim, apresenta propostas de intervenções nessa realidade escolar e social que tem contribuído para o exercício da cidadania, para a igualdade e o respeito à diversidade. Palavras-chave: Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem. |
id |
UNIVASF-1_bf978fde17a858d0c1d262b2268a3b26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/297 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLAEducação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem.Resumo: O artigo aborda a trajetória histórica do papel da escola dos novos desenhos da linguagem e da comunicação e da Educação Sexual integrada aos direitos humanos e à cidadania. Discute as manifestações da sexualidade no ambiente escolar e a desnaturalização da heteronormatividade. A escola é o espaço em que atitudes e comportamentos sexuais estão presentes intensamente, constituindo, portanto, espaço também para se desenvolver ações de educação sexual. Partindo destas premissas, não há como permitir o recrudescimento dos discursos que reprimem ou negam a sexualidade na escola. Isso implica na perpetuação da cultura machista, preconceituosa e desigual ferindo os direitos humanos e mais especificamente os direitos sexuais. Por fim, apresenta propostas de intervenções nessa realidade escolar e social que tem contribuído para o exercício da cidadania, para a igualdade e o respeito à diversidade. Palavras-chave: Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 17 (2018)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297/277Monteiro, Solange Aparecida de SouzaRibeiro, Paulo Rennes Marçalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-01T13:53:27Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/297Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-01T13:53:27Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
title |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA Monteiro, Solange Aparecida de Souza Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem. |
title_short |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
title_full |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
title_sort |
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRADAS AOS DIREITOS HUMANOS E À CIDADANIA NA ESCOLA |
author |
Monteiro, Solange Aparecida de Souza |
author_facet |
Monteiro, Solange Aparecida de Souza Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Solange Aparecida de Souza Ribeiro, Paulo Rennes Marçal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem. |
topic |
Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem. |
description |
Resumo: O artigo aborda a trajetória histórica do papel da escola dos novos desenhos da linguagem e da comunicação e da Educação Sexual integrada aos direitos humanos e à cidadania. Discute as manifestações da sexualidade no ambiente escolar e a desnaturalização da heteronormatividade. A escola é o espaço em que atitudes e comportamentos sexuais estão presentes intensamente, constituindo, portanto, espaço também para se desenvolver ações de educação sexual. Partindo destas premissas, não há como permitir o recrudescimento dos discursos que reprimem ou negam a sexualidade na escola. Isso implica na perpetuação da cultura machista, preconceituosa e desigual ferindo os direitos humanos e mais especificamente os direitos sexuais. Por fim, apresenta propostas de intervenções nessa realidade escolar e social que tem contribuído para o exercício da cidadania, para a igualdade e o respeito à diversidade. Palavras-chave: Educação Sexual. Educação em Direitos Humanos. Comunicação. Linguagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/297/277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 8 n. 17 (2018) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488025243648 |