A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Machado, Rafaela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves Aguiar Carvalho, Maria de Fátima, Batista de Lacerda Pedrosa, Sybelle Christianne, Rodrigues de Moura , Luiza Taciana, Oliveira Ramalho de Souza, Dennis Marinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686
Resumo: Diante do cenário instalado pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar uma série de intervenções não farmacológicas como o distanciamento social, para minimizar os riscos da transmissão viral. Nesse contexto, algumas atividades laborais como as das universidades, se organizaram em um formato remoto, alterando completamente a rotina de docentes. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida, saúde física e mental vinculadas ao exercício profissional de professores de uma instituição de ensino superior pública localizada no sertão nordestino em contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Sertão Nordestino. A pesquisa foi realizada durante período de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Foi avaliado o perfil sociodemográfico, laboral e aplicado o Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-8). A amostra foi constituída por 125 colaboradores. Os resultados obtidos apontam um alto índice de queixas relacionadas ao desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Em relação ao WHOQOL-8, os dados exibem maior escore médio nos domínios de qualidade de vida geral, moradia e relações sociais em 3,81, 3,79, e 3,47, respectivamente, e os docentes da área de engenharia com maiores médias (p = 0,04).  Nessa perspectiva, o estudo mostra a necessidade de maior atenção à saúde física e mental dos professores universitários, em especial nesse contexto de pandemia, visando a melhoria das condições laborais e, consequentemente, da qualidade de vida.
id UNIVASF-1_c1126209faf51b795a11149084ff6b9c
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1686
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19COVID-19QUALIDADE DE VISAPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSSAUDE DO TRABALHADORDiante do cenário instalado pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar uma série de intervenções não farmacológicas como o distanciamento social, para minimizar os riscos da transmissão viral. Nesse contexto, algumas atividades laborais como as das universidades, se organizaram em um formato remoto, alterando completamente a rotina de docentes. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida, saúde física e mental vinculadas ao exercício profissional de professores de uma instituição de ensino superior pública localizada no sertão nordestino em contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Sertão Nordestino. A pesquisa foi realizada durante período de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Foi avaliado o perfil sociodemográfico, laboral e aplicado o Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-8). A amostra foi constituída por 125 colaboradores. Os resultados obtidos apontam um alto índice de queixas relacionadas ao desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Em relação ao WHOQOL-8, os dados exibem maior escore médio nos domínios de qualidade de vida geral, moradia e relações sociais em 3,81, 3,79, e 3,47, respectivamente, e os docentes da área de engenharia com maiores médias (p = 0,04).  Nessa perspectiva, o estudo mostra a necessidade de maior atenção à saúde física e mental dos professores universitários, em especial nesse contexto de pandemia, visando a melhoria das condições laborais e, consequentemente, da qualidade de vida.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 149-1792177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686/1609https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686/1364Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Machado, Rafaela Alves Aguiar Carvalho, Maria de FátimaBatista de Lacerda Pedrosa, Sybelle Christianne Rodrigues de Moura , Luiza Taciana Oliveira Ramalho de Souza, Dennis Marinho 2024-01-15T18:50:38Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1686Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T18:50:38Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
title A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
spellingShingle A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
Ribeiro Machado, Rafaela
COVID-19
QUALIDADE DE VISA
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
SAUDE DO TRABALHADOR
title_short A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
title_full A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
title_fullStr A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
title_full_unstemmed A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
title_sort A QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE FÍSICA E MENTAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM CONTEXTO DA PANDEMIA COVID – 19
author Ribeiro Machado, Rafaela
author_facet Ribeiro Machado, Rafaela
Alves Aguiar Carvalho, Maria de Fátima
Batista de Lacerda Pedrosa, Sybelle Christianne
Rodrigues de Moura , Luiza Taciana
Oliveira Ramalho de Souza, Dennis Marinho
author_role author
author2 Alves Aguiar Carvalho, Maria de Fátima
Batista de Lacerda Pedrosa, Sybelle Christianne
Rodrigues de Moura , Luiza Taciana
Oliveira Ramalho de Souza, Dennis Marinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Machado, Rafaela
Alves Aguiar Carvalho, Maria de Fátima
Batista de Lacerda Pedrosa, Sybelle Christianne
Rodrigues de Moura , Luiza Taciana
Oliveira Ramalho de Souza, Dennis Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
QUALIDADE DE VISA
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
SAUDE DO TRABALHADOR
topic COVID-19
QUALIDADE DE VISA
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
SAUDE DO TRABALHADOR
description Diante do cenário instalado pela pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) a Organização Mundial de Saúde passou a recomendar uma série de intervenções não farmacológicas como o distanciamento social, para minimizar os riscos da transmissão viral. Nesse contexto, algumas atividades laborais como as das universidades, se organizaram em um formato remoto, alterando completamente a rotina de docentes. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida, saúde física e mental vinculadas ao exercício profissional de professores de uma instituição de ensino superior pública localizada no sertão nordestino em contexto da pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública localizada no Sertão Nordestino. A pesquisa foi realizada durante período de outubro de 2020 a janeiro de 2021. Foi avaliado o perfil sociodemográfico, laboral e aplicado o Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL-8). A amostra foi constituída por 125 colaboradores. Os resultados obtidos apontam um alto índice de queixas relacionadas ao desgaste físico e mental no ambiente de trabalho. Em relação ao WHOQOL-8, os dados exibem maior escore médio nos domínios de qualidade de vida geral, moradia e relações sociais em 3,81, 3,79, e 3,47, respectivamente, e os docentes da área de engenharia com maiores médias (p = 0,04).  Nessa perspectiva, o estudo mostra a necessidade de maior atenção à saúde física e mental dos professores universitários, em especial nesse contexto de pandemia, visando a melhoria das condições laborais e, consequentemente, da qualidade de vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686/1609
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1686/1364
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 29 (2022): Edição Regular - Dossiê Representações Sociais na Contemporaneidade; 149-179
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486870761472