"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caráter interdisciplinar, com contribuições de perspectivas das áreas da saúde, educação e linguagem. Parte de uma pesquisa de cunho microetnográfico mais ampla (CADILHE, 2013) com o intuito de construir uma compreensão sobre o ensino da comunicação profissional na educação médica. No presente trabalho, é apresentada a análise de uma aula de comunicação em um curso de Medicina no sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender os discursos sobre comunicação médica que são produzidos pelos participantes da aula. São utilizadas ferramentas teórico-conceituais da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2012, SARANGI, 2000; 2001) para a análise da fala-em-interação produzida pelos participantes no contexto investigado. Como resultados, a pesquisa aponta a hibridização de práticas discursivas e interacionais que tornam o evento analisado singular no âmbito de padrões de interação em eventos de ensino e aprendizagem da comunicação médica. Como conclusão, aponta-se a produtividade de uma análise interacional do discurso para a compreensão dos processos de ensino na formação profissional. |
id |
UNIVASF-1_c60eb8e676e63987ba4f3256ac2d4522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/593 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICAEducação MédicaComunicaçãoSociolinguística InteracionalEste artigo apresenta um estudo de caráter interdisciplinar, com contribuições de perspectivas das áreas da saúde, educação e linguagem. Parte de uma pesquisa de cunho microetnográfico mais ampla (CADILHE, 2013) com o intuito de construir uma compreensão sobre o ensino da comunicação profissional na educação médica. No presente trabalho, é apresentada a análise de uma aula de comunicação em um curso de Medicina no sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender os discursos sobre comunicação médica que são produzidos pelos participantes da aula. São utilizadas ferramentas teórico-conceituais da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2012, SARANGI, 2000; 2001) para a análise da fala-em-interação produzida pelos participantes no contexto investigado. Como resultados, a pesquisa aponta a hibridização de práticas discursivas e interacionais que tornam o evento analisado singular no âmbito de padrões de interação em eventos de ensino e aprendizagem da comunicação médica. Como conclusão, aponta-se a produtividade de uma análise interacional do discurso para a compreensão dos processos de ensino na formação profissional.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 24-542177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593/782Cadilhe, Alexandre Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T17:11:09Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/593Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-03-27T17:11:09Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
title |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
spellingShingle |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA Cadilhe, Alexandre José Educação Médica Comunicação Sociolinguística Interacional |
title_short |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
title_full |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
title_fullStr |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
title_full_unstemmed |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
title_sort |
"VAMOS PRIMEIRO OUVIR O QUE ELA TEM”: INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ENSINO DA COMUNICAÇÃO MÉDICA |
author |
Cadilhe, Alexandre José |
author_facet |
Cadilhe, Alexandre José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cadilhe, Alexandre José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Comunicação Sociolinguística Interacional |
topic |
Educação Médica Comunicação Sociolinguística Interacional |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caráter interdisciplinar, com contribuições de perspectivas das áreas da saúde, educação e linguagem. Parte de uma pesquisa de cunho microetnográfico mais ampla (CADILHE, 2013) com o intuito de construir uma compreensão sobre o ensino da comunicação profissional na educação médica. No presente trabalho, é apresentada a análise de uma aula de comunicação em um curso de Medicina no sudeste do Brasil, com o objetivo de compreender os discursos sobre comunicação médica que são produzidos pelos participantes da aula. São utilizadas ferramentas teórico-conceituais da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 2012, SARANGI, 2000; 2001) para a análise da fala-em-interação produzida pelos participantes no contexto investigado. Como resultados, a pesquisa aponta a hibridização de práticas discursivas e interacionais que tornam o evento analisado singular no âmbito de padrões de interação em eventos de ensino e aprendizagem da comunicação médica. Como conclusão, aponta-se a produtividade de uma análise interacional do discurso para a compreensão dos processos de ensino na formação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/593/782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 24-54 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488511782912 |