DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832 |
Resumo: | O momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia. |
id |
UNIVASF-1_cd1c8d5cc1ae296bc66286f25d0265fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1832 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIASaúde mentalEnsino de CiênciasEnsino remotoPandemiaO momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 610-6332177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1658https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1275Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOtto, MikaelDahmer, Tamires Carlos Marinho de Araújo, LuizVasata, Darlon 2024-01-15T19:50:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1832Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:50:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Otto, Mikael Saúde mental Ensino de Ciências Ensino remoto Pandemia |
title_short |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
Otto, Mikael |
author_facet |
Otto, Mikael Dahmer, Tamires Carlos Marinho de Araújo, Luiz Vasata, Darlon |
author_role |
author |
author2 |
Dahmer, Tamires Carlos Marinho de Araújo, Luiz Vasata, Darlon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otto, Mikael Dahmer, Tamires Carlos Marinho de Araújo, Luiz Vasata, Darlon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Ensino de Ciências Ensino remoto Pandemia |
topic |
Saúde mental Ensino de Ciências Ensino remoto Pandemia |
description |
O momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1658 https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 610-633 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220486901170176 |