DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otto, Mikael
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dahmer, Tamires, Carlos Marinho de Araújo, Luiz, Vasata, Darlon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832
Resumo: O momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia.
id UNIVASF-1_cd1c8d5cc1ae296bc66286f25d0265fd
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1832
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIASaúde mentalEnsino de CiênciasEnsino remotoPandemiaO momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 610-6332177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1658https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1275Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOtto, MikaelDahmer, Tamires Carlos Marinho de Araújo, LuizVasata, Darlon 2024-01-15T19:50:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1832Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-01-15T19:50:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Otto, Mikael
Saúde mental
Ensino de Ciências
Ensino remoto
Pandemia
title_short DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Otto, Mikael
author_facet Otto, Mikael
Dahmer, Tamires
Carlos Marinho de Araújo, Luiz
Vasata, Darlon
author_role author
author2 Dahmer, Tamires
Carlos Marinho de Araújo, Luiz
Vasata, Darlon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Otto, Mikael
Dahmer, Tamires
Carlos Marinho de Araújo, Luiz
Vasata, Darlon
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Ensino de Ciências
Ensino remoto
Pandemia
topic Saúde mental
Ensino de Ciências
Ensino remoto
Pandemia
description O momento pandêmico dos últimos dois anos - 2020/2021, perpetuaram para 2022 algumas limitações no percurso do ensino e da aprendizagem nas aulas de Ciências da Educação Básica, contribuído negativamente para inúmeras adversidades pedagógicas, tecnológicas e das questões da saúde mental dos professores de Ciências. Este estudo visa compreender as limitações impostas pelo ensino remoto emergencial aos professores de Ciências no contexto da pandemia COVID -19 Conjuntura propícia à efetivação desta pesquisa sendo um recorte de uma investigação realizada na Pós-Graduação de abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário online como instrumento de constituição dos dados. Ao término desta investigação percebeu-se o quanto os professores tiveram que ressignificar sua prática diante dos desafios prescritos pela pandemia do novo coronavírus evidenciado suas limitações pedagógicas e tecnológica em virtude da ausência de uma formação específica para utilizar as ferramentas de comunicação, maior preocupação com a realidade socioeconômica do aluno e com objetivo pedagógico, por fim, a presença de desconforto e timidez dos professores durante as aulas remotas de Ciências e Biologia nas turmas da Educação Básica e Superior. Espera-se que essa investigação possa fomentar discussões entre pesquisadores da área visando melhorias no Ensino de Ciências e Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1658
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1832/1275
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 28 (2022): Edição Regular e Dossiê Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras; 610-633
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220486901170176