ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes de Oliveira, Aline Gleicy
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329
Resumo: As aprendizagens socioemocionais aplicadas desde a primeira infância são capazes de potencializar o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos na fase adulta. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Em um levantamento da literatura em julho de 2022, foram selecionados 11 artigos incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos verificou-se que 54% demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram importante a participação da família e docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para aprendizagem das habilidades socioemocionais. Portanto, conclui-se que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio da ludicidade, promovendo experiências significativas desde a tenra idade é possível promover a educação socioemocional.
id UNIVASF-1_cf4c482d8670b081d4059925eb948a7c
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2329
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃOAprendizagens socioemocionaisBase Nacional Comum CurricularCompetências socioemocionaisEducação socioemocionalPrimeira infância.As aprendizagens socioemocionais aplicadas desde a primeira infância são capazes de potencializar o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos na fase adulta. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Em um levantamento da literatura em julho de 2022, foram selecionados 11 artigos incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos verificou-se que 54% demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram importante a participação da família e docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para aprendizagem das habilidades socioemocionais. Portanto, conclui-se que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio da ludicidade, promovendo experiências significativas desde a tenra idade é possível promover a educação socioemocional.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329/1582Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes de Oliveira, Aline Gleicy2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2329Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
title ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
spellingShingle ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
Lopes de Oliveira, Aline Gleicy
Aprendizagens socioemocionais
Base Nacional Comum Curricular
Competências socioemocionais
Educação socioemocional
Primeira infância.
title_short ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
title_full ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
title_fullStr ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
title_full_unstemmed ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
title_sort ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UM AMBIENTE PROMOTOR DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO
author Lopes de Oliveira, Aline Gleicy
author_facet Lopes de Oliveira, Aline Gleicy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes de Oliveira, Aline Gleicy
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens socioemocionais
Base Nacional Comum Curricular
Competências socioemocionais
Educação socioemocional
Primeira infância.
topic Aprendizagens socioemocionais
Base Nacional Comum Curricular
Competências socioemocionais
Educação socioemocional
Primeira infância.
description As aprendizagens socioemocionais aplicadas desde a primeira infância são capazes de potencializar o sucesso profissional, pessoal e social dos indivíduos na fase adulta. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura para compreender a importância de construir um ambiente promotor de educação socioemocional desde a primeira infância. Em um levantamento da literatura em julho de 2022, foram selecionados 11 artigos incluídos segundo os critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos verificou-se que 54% demonstraram a necessidade do desenvolvimento das competências socioemocionais desde a primeira infância, 28% consideraram importante a participação da família e docentes para a promoção das competências socioemocionais, 18% julgaram importante a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para aprendizagem das habilidades socioemocionais. Portanto, conclui-se que quando as crianças aprendem a identificar e gerir suas emoções e a reconhecer as emoções dos outros indivíduos por meio da ludicidade, promovendo experiências significativas desde a tenra idade é possível promover a educação socioemocional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2329/1582
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487008124928