Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade. |
id |
UNIVASF-1_d2aa60abe62a64c7cb9832c372aa18d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/325 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciáriaEducaçãoEducação em SaúdeEnfermagemO objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325/207de Andrade, Luciana Dantas Fariasde Morais, Silvia Raquel Santosde Andrade, Ângela Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:45:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/325Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:45:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
title |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
spellingShingle |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária de Andrade, Luciana Dantas Farias Educação Educação em Saúde Enfermagem |
title_short |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
title_full |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
title_fullStr |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
title_full_unstemmed |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
title_sort |
Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária |
author |
de Andrade, Luciana Dantas Farias |
author_facet |
de Andrade, Luciana Dantas Farias de Morais, Silvia Raquel Santos de Andrade, Ângela Nobre |
author_role |
author |
author2 |
de Morais, Silvia Raquel Santos de Andrade, Ângela Nobre |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade, Luciana Dantas Farias de Morais, Silvia Raquel Santos de Andrade, Ângela Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Saúde Enfermagem |
topic |
Educação Educação em Saúde Enfermagem |
description |
O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488057749504 |