Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, Luciana Dantas Farias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Morais, Silvia Raquel Santos, de Andrade, Ângela Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.
id UNIVASF-1_d2aa60abe62a64c7cb9832c372aa18d7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/325
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciáriaEducaçãoEducação em SaúdeEnfermagemO objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2012-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325/207de Andrade, Luciana Dantas Fariasde Morais, Silvia Raquel Santosde Andrade, Ângela Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:45:46Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/325Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:45:46Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
title Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
spellingShingle Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
de Andrade, Luciana Dantas Farias
Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
title_short Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
title_full Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
title_fullStr Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
title_full_unstemmed Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
title_sort Profissionais da saúde em campo: revisão integrativa das práticas de educação em saúde na atenção pública primária, secundária e terciária
author de Andrade, Luciana Dantas Farias
author_facet de Andrade, Luciana Dantas Farias
de Morais, Silvia Raquel Santos
de Andrade, Ângela Nobre
author_role author
author2 de Morais, Silvia Raquel Santos
de Andrade, Ângela Nobre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Andrade, Luciana Dantas Farias
de Morais, Silvia Raquel Santos
de Andrade, Ângela Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
topic Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
description O objetivo desse estudo foi investigar o que tem sido discutido, entre os pesquisadores, acerca das atividades de educação em saúde, na área da enfermagem e afins. Partiu-se do pressuposto de que, embora se encontrem profissionais que exponham um discurso libertador e procurem proporcionar relações dialógicas com a comunidade, ainda se encontram práticas educativas verticalizadas e hegemônicas. Isso aponta para a necessidade de transformação na relação profissional de saúde - usuário visando à construção de modelos assistenciais alternativos, capazes de acumular experiências contra-hegemônicas. Utilizou-se, como metodologia, a revisão integrativa da literatura sobre o tema educação em saúde em periódicos nacionais, no período de 2004 a 2010, indexados nas bases de dados Lilacs, Dedalus e Scielo. Observou-se que a consolidação do SUS tem incentivado os profissionais da saúde a buscarem outros referenciais, além dos biológicos em suas práticas, tais como a utilização das abordagens pedagógicas emancipatórias. Diante disso, sugere-se o aprofundamento do tema, tendo em vista sua relevância para a comunidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/325/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 2 n. 3 (2012)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488057749504