DRP - DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO: UM INSTRUMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE VISTORIA SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/36 |
Resumo: | O Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF - é uma política pública do Governo Federal, executada em parceria com os estados e federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais para desenvolver ações complementares de acesso à terra. Esse estudo objetivou investigar a importância da utilização das ferramentas do diagnóstico rural participativo – DRP, na realização da atividade educativa de vistoria social no âmbito do PNCF em 2014, na Unidade Técnica Estadual da Bahia, localizada em Salvador. As atividades foram realizadas em dezessete munícipios distribuídos em dez territórios de identidade. A execução da pesquisa se deu em duas fases. Na primeira, processou-se a coleta dos laudos de vistorias sociais elaborados e apresentados naquele ano pelas equipes técnicas, nos formatos impresso e eletrônico. Na segunda fase, realizou-se entrevistas informais com os atores que emitiram os laudos e, finalmente, a tabulação dos dados coletados. A análise constou de vinte e sete pareceres técnicos, sendo vinte e três favoráveis e quatro desfavoráveis à contratação.do serviço de financiamento para aquisição da terra. Como resultado, essa ação produziu três produtos que se complementam, sendo eles o relatório, que é fundamental para a elegibilidade das famílias que compõem o grupamento, a lista de presença da reunião com assinatura dos pretensos beneficiários e o registro fotográfico da reunião, que encaminhados à Gerência da UTE-BA, permitirá o melhor entendimento das recomendações apontadas. |
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DRP - DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO: UM INSTRUMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE VISTORIA SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIOVistoria SocialCrédito FundiárioAgricultoresDiagnóstico ParticipativoComunicação e Extensão RuralO Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF - é uma política pública do Governo Federal, executada em parceria com os estados e federações de trabalhadores e trabalhadoras rurais para desenvolver ações complementares de acesso à terra. Esse estudo objetivou investigar a importância da utilização das ferramentas do diagnóstico rural participativo – DRP, na realização da atividade educativa de vistoria social no âmbito do PNCF em 2014, na Unidade Técnica Estadual da Bahia, localizada em Salvador. As atividades foram realizadas em dezessete munícipios distribuídos em dez territórios de identidade. A execução da pesquisa se deu em duas fases. Na primeira, processou-se a coleta dos laudos de vistorias sociais elaborados e apresentados naquele ano pelas equipes técnicas, nos formatos impresso e eletrônico. Na segunda fase, realizou-se entrevistas informais com os atores que emitiram os laudos e, finalmente, a tabulação dos dados coletados. A análise constou de vinte e sete pareceres técnicos, sendo vinte e três favoráveis e quatro desfavoráveis à contratação.do serviço de financiamento para aquisição da terra. Como resultado, essa ação produziu três produtos que se complementam, sendo eles o relatório, que é fundamental para a elegibilidade das famílias que compõem o grupamento, a lista de presença da reunião com assinatura dos pretensos beneficiários e o registro fotográfico da reunião, que encaminhados à Gerência da UTE-BA, permitirá o melhor entendimento das recomendações apontadas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/36Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/36/43 Souza Ribeiro de Oliveira, Lúcia MarisySantana, Marcos Vinícios Vidreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:26:08Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/36Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:26:08Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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