A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Azevedo, Yasmin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ruback Bomfim , Ana Clara, Cruvinel de Souza , Caroline, Sandes Machado , Gabriela, Martins dos Santos , Lívia, Rodrigues Lopes, Matheus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517
Resumo: A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.
id UNIVASF-1_dee10625fb58f6fe8819f2e4e0b65290
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1517
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicosDançaEstresse PsicológicoSaúde mentalEducação de Graduação em MedicinaEstudantes de MedicinaA exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 291-3062177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517/1155Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Azevedo, Yasmin Ruback Bomfim , Ana Clara Cruvinel de Souza , Caroline Sandes Machado , Gabriela Martins dos Santos , Lívia Rodrigues Lopes, Matheus2022-10-04T12:00:45Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1517Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T12:00:45Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
title A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
spellingShingle A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
Pereira Azevedo, Yasmin
Dança
Estresse Psicológico
Saúde mental
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
title_short A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
title_full A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
title_fullStr A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
title_full_unstemmed A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
title_sort A dança como instrumento de redução do estresse entre acadêmicos
author Pereira Azevedo, Yasmin
author_facet Pereira Azevedo, Yasmin
Ruback Bomfim , Ana Clara
Cruvinel de Souza , Caroline
Sandes Machado , Gabriela
Martins dos Santos , Lívia
Rodrigues Lopes, Matheus
author_role author
author2 Ruback Bomfim , Ana Clara
Cruvinel de Souza , Caroline
Sandes Machado , Gabriela
Martins dos Santos , Lívia
Rodrigues Lopes, Matheus
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Azevedo, Yasmin
Ruback Bomfim , Ana Clara
Cruvinel de Souza , Caroline
Sandes Machado , Gabriela
Martins dos Santos , Lívia
Rodrigues Lopes, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Estresse Psicológico
Saúde mental
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
topic Dança
Estresse Psicológico
Saúde mental
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
description A exposição prolongada a agentes estressores pelos estudantes gera consequências físicas, psicológicas, cognitivas e sociais. A melhoria do bem-estar e a redução do estresse do discente estimulam sua capacidade lúdica e a saúde mental. A dança torna-se uma opção atrativa que traz benefícios como a integração e a socialização, o aumento da autoestima e a melhoria das capacidades motora e cognitiva. O objetivo deste estudo foi proporcionar à comunidade acadêmica de medicina uma atividade cultural e de lazer como alternativa para diminuir os níveis de estresse. O projeto teve participação de 33 indivíduos, entre discentes e docentes da UNIVASF – Campus Paulo Afonso, que se dedicaram às atividades de dança de salão e outras modalidades, os quais constaram que houve a integração social e o otimismo da comunidade acadêmica, visto que as atividades foram reconhecidas como instrumento acessível no combate ao estresse e a cobrança diária da rotina acadêmica. As atividades lúdicas permitiram o estímulo físico e psicológico, além de proporcionar momentos de descontração e alegria. Em se tratando da saúde de quem será o cuidador, é fundamental que o futuro profissional se sinta bem para desenvolver a habilidade intelectual e humanizada para lidar com as necessidades dos pacientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1517/1155
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 291-306
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489399926784