COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055 |
Resumo: | Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada. |
id |
UNIVASF-1_e0aa290020f7d807034014f95cc7f2e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1055 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕESCurrículo médicoComunicação em saúdeEducação médicaCurrículo em comunicação em saúdeNeste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 201-2182177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055/801Pereira Campos dos Santos, Hebert LuanFernanda Beatriz Melo Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T20:23:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1055Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-07T20:23:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
title |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan Currículo médico Comunicação em saúde Educação médica Currículo em comunicação em saúde |
title_short |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_sort |
COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES |
author |
Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan |
author_facet |
Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan Fernanda Beatriz Melo Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Fernanda Beatriz Melo Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan Fernanda Beatriz Melo Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo médico Comunicação em saúde Educação médica Currículo em comunicação em saúde |
topic |
Currículo médico Comunicação em saúde Educação médica Currículo em comunicação em saúde |
description |
Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055/801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 201-218 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220488553725952 |