COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernanda Beatriz Melo Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055
Resumo: Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a  compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.
id UNIVASF-1_e0aa290020f7d807034014f95cc7f2e5
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1055
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕESCurrículo médicoComunicação em saúdeEducação médicaCurrículo em comunicação em saúdeNeste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a  compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 201-2182177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055/801Pereira Campos dos Santos, Hebert LuanFernanda Beatriz Melo Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-07T20:23:11Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1055Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-07T20:23:11Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
title COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
spellingShingle COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan
Currículo médico
Comunicação em saúde
Educação médica
Currículo em comunicação em saúde
title_short COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
title_fullStr COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
title_sort COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA:: ALGUMAS REFLEXÕES
author Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan
author_facet Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan
Fernanda Beatriz Melo Maciel
author_role author
author2 Fernanda Beatriz Melo Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Campos dos Santos, Hebert Luan
Fernanda Beatriz Melo Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo médico
Comunicação em saúde
Educação médica
Currículo em comunicação em saúde
topic Currículo médico
Comunicação em saúde
Educação médica
Currículo em comunicação em saúde
description Neste ensaio, propomo-nos a refletir acerca dos seguintes questionamentos: como se estruturam os currículos médicos na abordagem da comunicação? como possibilitar que o profissional assuma uma postura empática e estabeleça uma comunicação dialógica se, durante a graduação, pouco se estimula a escuta ativa? Ou ainda, é possível formar o médico para o exercício de uma comunicação menos paternalista e com práticas de saúde mais dialógicas? Para esta reflexão foi realizada uma análise bibliográfica focada no eixo comunicação e formação médica. Sendo assim pretendemos, com este artigo, contribuir para a  compreensão, reflexão e análise da formação médica e a interface necessária com o campo da comunicação por intermédio de dois eixos, o primeiro abrangendo a comunicação no currículo médico e o segundo, por sua vez, a prática paternalista e a prática médica compartilhada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1055/801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 201-218
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488553725952