A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Georgianna, da Silva, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357
Resumo: O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.
id UNIVASF-1_e739744e7d8c634d93de149dacfcab53
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2357
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONALDrogasRedução de DanosOrientação educacionalO uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357/1584Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, FranciscoSantos, Georgiannada Silva, Maria de Lourdes2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2357Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
title A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
spellingShingle A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Coelho, Francisco
Drogas
Redução de Danos
Orientação educacional
title_short A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
title_full A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
title_fullStr A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
title_sort A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
author Coelho, Francisco
author_facet Coelho, Francisco
Santos, Georgianna
da Silva, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Santos, Georgianna
da Silva, Maria de Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Francisco
Santos, Georgianna
da Silva, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Redução de Danos
Orientação educacional
topic Drogas
Redução de Danos
Orientação educacional
description O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357/1584
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487013367808