A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357 |
Resumo: | O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar. |
id |
UNIVASF-1_e739744e7d8c634d93de149dacfcab53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/2357 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONALDrogasRedução de DanosOrientação educacionalO uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357/1584Copyright (c) 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, FranciscoSantos, Georgiannada Silva, Maria de Lourdes2024-02-08T13:04:39Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/2357Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2024-02-08T13:04:39Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
title |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Coelho, Francisco Drogas Redução de Danos Orientação educacional |
title_short |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
title_full |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
title_sort |
A PEDAGOGIA REDUTORA DE DANOS NAS ABORDAGENS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ESCOLA: APORTES TEÓRICOS PARA A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL |
author |
Coelho, Francisco |
author_facet |
Coelho, Francisco Santos, Georgianna da Silva, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Georgianna da Silva, Maria de Lourdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Francisco Santos, Georgianna da Silva, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Drogas Redução de Danos Orientação educacional |
topic |
Drogas Redução de Danos Orientação educacional |
description |
O uso de drogas na juventude é uma prática comum no Brasil e em outros países, sobretudo o álcool, psicoativo mais utilizado entre adolescentes em fase escolar, como revelam pesquisas brasileiras. Diante desse cenário, o manuscrito em questão resultou de uma pesquisa bibliográfica que avaliou alguns trabalhos publicados nos anais do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas, realizado no ano de 2019. Tais materiais serviram de subsídios para a constituição de um referencial teórico que debatesse a Redução de Danos como enfoque preventivo-educativo à luz da literatura sobre Orientação Educacional. Nesse alinhamento, o artigo seguiu três propósitos: (1) descrever um breve panorama do consumo do álcool e ouras drogas, tendo em face o alastramento histórico das práticas educativas proibicionistas; (2) oferecer aportes teóricos acerca da pedagogia redutora de danos na abordagem sobre o álcool e outras drogas na escola e (3) discutir o potencial da Orientação Educacional nas praticavas preventivas centrada da Redução de Danos. Nessa conjuntura, o constructo defende as práticas redutoras de danos como mais sensíveis e acolhedoras na ótica reflexiva e protetiva da Orientação educacional, não apenas para os estudantes, mas caminhando para uma Orientação educacional holística e que se preocupe com as dimensões preventivo-educativas que assegurem a qualidade de vida da comunidade escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2357/1584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 13 n. 32 (2023): Edição regular 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487013367808 |