AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima de Araújo, Silvia Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cavalcante Fonseca Ribeiro, Abimailde Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280
Resumo: Quando se inserem novas tecnológicas no ambiente pedagógico busca-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem a partir de situações em que o aluno esteja mais motivado à aprendizagem, ou situações que facilitem a assimilação de conteúdos a partir desses recursos de ensino. Em meados do século XX, os computadores começaram a aparecer na vida dos indivíduos e as últimas décadas deste século foram bastante significativas em relação ao surgimento de novos recursos tecnológicos. No entanto, à medida que os recursos surgiram e alguns deles iam sendo apropriados pelos discentes, os docentes quase nunca tinham tempo, formação ou até mesmo disposição para aprender como usar esses recursos ou como utilizar os mesmos dentro da sua prática pedagógica. O governo Federal e os governos estaduais investiram consideravelmente em recursos dentro do ambiente escolar, onde se podem citar os laboratórios de informática, a aquisição de data show, episcópio, lousa digital, utilização de recursos de mídia por meio da TV Escola, distribuição de tablets para professores da rede estadual, implantação da TV Pendrive (monitor educacional), dentre outros. Tais recursos foram sendo alocados às redes estaduais, mas muitos professores têm dificuldades em trabalhar com os mesmos, ou por falta de formação, ou por não saber utilizar. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o uso das tecnologias em sala de aula como instrumentos pedagógicos para organização e dinamização do processo de ensino-aprendizagem pelo professor.
id UNIVASF-1_f126efb1c5960d2c968253be810288d8
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/280
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIARecursos TecnológicosGestão de Sala de AulaDocênciaQuando se inserem novas tecnológicas no ambiente pedagógico busca-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem a partir de situações em que o aluno esteja mais motivado à aprendizagem, ou situações que facilitem a assimilação de conteúdos a partir desses recursos de ensino. Em meados do século XX, os computadores começaram a aparecer na vida dos indivíduos e as últimas décadas deste século foram bastante significativas em relação ao surgimento de novos recursos tecnológicos. No entanto, à medida que os recursos surgiram e alguns deles iam sendo apropriados pelos discentes, os docentes quase nunca tinham tempo, formação ou até mesmo disposição para aprender como usar esses recursos ou como utilizar os mesmos dentro da sua prática pedagógica. O governo Federal e os governos estaduais investiram consideravelmente em recursos dentro do ambiente escolar, onde se podem citar os laboratórios de informática, a aquisição de data show, episcópio, lousa digital, utilização de recursos de mídia por meio da TV Escola, distribuição de tablets para professores da rede estadual, implantação da TV Pendrive (monitor educacional), dentre outros. Tais recursos foram sendo alocados às redes estaduais, mas muitos professores têm dificuldades em trabalhar com os mesmos, ou por falta de formação, ou por não saber utilizar. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o uso das tecnologias em sala de aula como instrumentos pedagógicos para organização e dinamização do processo de ensino-aprendizagem pelo professor.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280/175Lima de Araújo, Silvia ReginaCavalcante Fonseca Ribeiro, Abimailde Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-10T14:26:40Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/280Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-04-10T14:26:40Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
title AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
spellingShingle AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
Lima de Araújo, Silvia Regina
Recursos Tecnológicos
Gestão de Sala de Aula
Docência
title_short AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
title_full AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
title_fullStr AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
title_full_unstemmed AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
title_sort AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
author Lima de Araújo, Silvia Regina
author_facet Lima de Araújo, Silvia Regina
Cavalcante Fonseca Ribeiro, Abimailde Maria
author_role author
author2 Cavalcante Fonseca Ribeiro, Abimailde Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima de Araújo, Silvia Regina
Cavalcante Fonseca Ribeiro, Abimailde Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Tecnológicos
Gestão de Sala de Aula
Docência
topic Recursos Tecnológicos
Gestão de Sala de Aula
Docência
description Quando se inserem novas tecnológicas no ambiente pedagógico busca-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem a partir de situações em que o aluno esteja mais motivado à aprendizagem, ou situações que facilitem a assimilação de conteúdos a partir desses recursos de ensino. Em meados do século XX, os computadores começaram a aparecer na vida dos indivíduos e as últimas décadas deste século foram bastante significativas em relação ao surgimento de novos recursos tecnológicos. No entanto, à medida que os recursos surgiram e alguns deles iam sendo apropriados pelos discentes, os docentes quase nunca tinham tempo, formação ou até mesmo disposição para aprender como usar esses recursos ou como utilizar os mesmos dentro da sua prática pedagógica. O governo Federal e os governos estaduais investiram consideravelmente em recursos dentro do ambiente escolar, onde se podem citar os laboratórios de informática, a aquisição de data show, episcópio, lousa digital, utilização de recursos de mídia por meio da TV Escola, distribuição de tablets para professores da rede estadual, implantação da TV Pendrive (monitor educacional), dentre outros. Tais recursos foram sendo alocados às redes estaduais, mas muitos professores têm dificuldades em trabalhar com os mesmos, ou por falta de formação, ou por não saber utilizar. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o uso das tecnologias em sala de aula como instrumentos pedagógicos para organização e dinamização do processo de ensino-aprendizagem pelo professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/280/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 6 (2014)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488010563584