O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112 |
Resumo: | A literatura acerca do emprego de novas tecnologias na educação geralmente aborda suas possibilidades de uso e discursos de desvalorização do trabalho docente. Entretanto, a avaliação do desempenho escolar no Brasil, relacionado especificamente ao uso destes recursos, ainda é muito carente de publicações. Sendo assim, o presente artigo buscou verificar a utilização do computador, da escola ou de uso pessoal, dentro do ambiente escolar, por parte dos alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas e analisar a relação dessa utilização com o rendimento escolar. Foram abordados 337 estudantes de 3º ano do ensino médio de 5 escolas públicas estaduais, que preencheram um formulário com questões acerca do uso do computador na escola. Também foram coletadas informações acerca do rendimento escolar nas diferentes disciplinas com os gestores das escolas. Apesar dos alunos não utilizarem frequentemente os computadores como recurso pedagógico auxiliar, dentro do ambiente escolar, foi percebida uma relação positivamente significativa entre as melhores médias escolares e o uso do computador, comparado àqueles que não utilizam a ferramenta na escola. Assim, o uso parece mais relacionado a atividades de pesquisa, porém sem a devida condução pedagógica por parte dos professores. Essa prática se repetiu em todas as instituições avaliadas, mesmo naquela que se destina à aplicação de saberes para formação de professores, o que indica uma fragilidade na formação docente. Constata-se que a inserção de atividades com computador na escola pode realmente melhorar o processo de ensino e aprendizagem, porém ainda carece de maior incentivo quanto ao seu uso. |
id |
UNIVASF-1_f2a477cb370f005b0412ec1dc1cc8aae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/112 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIOTecnologia de informação. Desempenho escolar. Computadores. Ensino médio.A literatura acerca do emprego de novas tecnologias na educação geralmente aborda suas possibilidades de uso e discursos de desvalorização do trabalho docente. Entretanto, a avaliação do desempenho escolar no Brasil, relacionado especificamente ao uso destes recursos, ainda é muito carente de publicações. Sendo assim, o presente artigo buscou verificar a utilização do computador, da escola ou de uso pessoal, dentro do ambiente escolar, por parte dos alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas e analisar a relação dessa utilização com o rendimento escolar. Foram abordados 337 estudantes de 3º ano do ensino médio de 5 escolas públicas estaduais, que preencheram um formulário com questões acerca do uso do computador na escola. Também foram coletadas informações acerca do rendimento escolar nas diferentes disciplinas com os gestores das escolas. Apesar dos alunos não utilizarem frequentemente os computadores como recurso pedagógico auxiliar, dentro do ambiente escolar, foi percebida uma relação positivamente significativa entre as melhores médias escolares e o uso do computador, comparado àqueles que não utilizam a ferramenta na escola. Assim, o uso parece mais relacionado a atividades de pesquisa, porém sem a devida condução pedagógica por parte dos professores. Essa prática se repetiu em todas as instituições avaliadas, mesmo naquela que se destina à aplicação de saberes para formação de professores, o que indica uma fragilidade na formação docente. Constata-se que a inserção de atividades com computador na escola pode realmente melhorar o processo de ensino e aprendizagem, porém ainda carece de maior incentivo quanto ao seu uso.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 323-3532177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112/789Melo, Maria Emília Ferraz Almeida deSoares, Félix Alexandre AntunesOmena, Cristhiane Maria Bazílio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:03:24Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/112Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:03:24Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO Melo, Maria Emília Ferraz Almeida de Tecnologia de informação. Desempenho escolar. Computadores. Ensino médio. |
title_short |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O COMPUTADOR E O RENDIMENTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SITUACIONAL COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO |
author |
Melo, Maria Emília Ferraz Almeida de |
author_facet |
Melo, Maria Emília Ferraz Almeida de Soares, Félix Alexandre Antunes Omena, Cristhiane Maria Bazílio de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Félix Alexandre Antunes Omena, Cristhiane Maria Bazílio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Emília Ferraz Almeida de Soares, Félix Alexandre Antunes Omena, Cristhiane Maria Bazílio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia de informação. Desempenho escolar. Computadores. Ensino médio. |
topic |
Tecnologia de informação. Desempenho escolar. Computadores. Ensino médio. |
description |
A literatura acerca do emprego de novas tecnologias na educação geralmente aborda suas possibilidades de uso e discursos de desvalorização do trabalho docente. Entretanto, a avaliação do desempenho escolar no Brasil, relacionado especificamente ao uso destes recursos, ainda é muito carente de publicações. Sendo assim, o presente artigo buscou verificar a utilização do computador, da escola ou de uso pessoal, dentro do ambiente escolar, por parte dos alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas e analisar a relação dessa utilização com o rendimento escolar. Foram abordados 337 estudantes de 3º ano do ensino médio de 5 escolas públicas estaduais, que preencheram um formulário com questões acerca do uso do computador na escola. Também foram coletadas informações acerca do rendimento escolar nas diferentes disciplinas com os gestores das escolas. Apesar dos alunos não utilizarem frequentemente os computadores como recurso pedagógico auxiliar, dentro do ambiente escolar, foi percebida uma relação positivamente significativa entre as melhores médias escolares e o uso do computador, comparado àqueles que não utilizam a ferramenta na escola. Assim, o uso parece mais relacionado a atividades de pesquisa, porém sem a devida condução pedagógica por parte dos professores. Essa prática se repetiu em todas as instituições avaliadas, mesmo naquela que se destina à aplicação de saberes para formação de professores, o que indica uma fragilidade na formação docente. Constata-se que a inserção de atividades com computador na escola pode realmente melhorar o processo de ensino e aprendizagem, porém ainda carece de maior incentivo quanto ao seu uso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/112/789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 323-353 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487930871808 |