O uso de computadores em escolas públicas em um município do sertão de Pernambuco : uma análise do rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Emília Ferraz Almeida de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196540
Resumo: Nesta tese, apresentam-se os resultados da pesquisa que investigou a utilização de computadores por alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais urbanas do município de Petrolina (PE) e a relação com o rendimento escolar dos alunos. A utilização de tecnologias digitais na área de educação pode favorecer um ambiente de aprendizagem estimulante, inovador e dinâmico. No final da década de 90 foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), numa colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), governos estaduais e sociedade, o qual teve como objetivo introduzir novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, a fim de incrementar o processo ensino-aprendizagem. O estudo é descritivo, observacional, de corte transversal, do tipo quali-quantitativo, que teve como amostra alunos de 3º ano do ensino médio e seus professores, em cinco escolas públicas de Petrolina-PE. Cerca de 340 alunos responderam um formulário com dados sobre o uso do computador, para fins didáticos ou não. Em seguida, 17 professores que lecionam no 3º ano das mesmas escolas foram questionados a respeito de sua formação, a utilização de computadores para fins didáticos, bem como aspectos relacionados à sua percepção sobre o uso de computadores na escola. Os gestores das escolas forneceram as médias das disciplinas dos alunos entrevistados, para análise dos dados. Apesar do pouco uso do computador pelos alunos nas escolas estudadas, este foi relacionado estatisticamente ao melhor rendimento escolar. A maioria dos docentes abordados afirma fazer uso do computador em sua prática, apesar das extensas jornadas de trabalho apresentadas por esses indivíduos. No entanto, acham este recurso limitado para a abordagem dos conteúdos de suas disciplinas. Ainda assim, acreditam no potencial das TIC na melhoria da aprendizagem e do rendimento dos alunos e admitem que deveriam dispor de mais tempo para uso dos recursos, bem como explorar melhor os laboratórios de informática da escola. Os resultados podem auxiliar professores, gestores escolares e governo, no aprimoramento do uso de computadores para fins didáticos, fazendo os ajustes necessários a uma utilização mais efetiva dos mesmos.
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O estudo é descritivo, observacional, de corte transversal, do tipo quali-quantitativo, que teve como amostra alunos de 3º ano do ensino médio e seus professores, em cinco escolas públicas de Petrolina-PE. Cerca de 340 alunos responderam um formulário com dados sobre o uso do computador, para fins didáticos ou não. Em seguida, 17 professores que lecionam no 3º ano das mesmas escolas foram questionados a respeito de sua formação, a utilização de computadores para fins didáticos, bem como aspectos relacionados à sua percepção sobre o uso de computadores na escola. Os gestores das escolas forneceram as médias das disciplinas dos alunos entrevistados, para análise dos dados. Apesar do pouco uso do computador pelos alunos nas escolas estudadas, este foi relacionado estatisticamente ao melhor rendimento escolar. A maioria dos docentes abordados afirma fazer uso do computador em sua prática, apesar das extensas jornadas de trabalho apresentadas por esses indivíduos. No entanto, acham este recurso limitado para a abordagem dos conteúdos de suas disciplinas. Ainda assim, acreditam no potencial das TIC na melhoria da aprendizagem e do rendimento dos alunos e admitem que deveriam dispor de mais tempo para uso dos recursos, bem como explorar melhor os laboratórios de informática da escola. Os resultados podem auxiliar professores, gestores escolares e governo, no aprimoramento do uso de computadores para fins didáticos, fazendo os ajustes necessários a uma utilização mais efetiva dos mesmos.In this thesis, we present the results of the research that investigated the use of computers by students of the third year of high school in urban state schools of the city of Petrolina (PE) and the relationship with the students' school performance. The use of digital technologies in education can foster a stimulating, innovative and dynamic learning environment. At the end of the 1990s, the National Program of Informatics in Education (ProInfo) was created in collaboration between the Ministry of Education (MEC), state governments and society, which aimed to introduce new information and communication technologies in schools, in order to increase the teaching-learning process. The study is descriptive, observational, cross-sectional, qualitative-quantitative type, which sampled high school students and their teachers in five public schools in Petrolina-PE. About 340 students answered a form with data on computer use, for teaching purposes or not. Then, 17 teachers who taught in the 3rd year of the same schools were questioned about their training, the use of computers for didactic purposes, as well as aspects related to their perception about the use of computers in school. The managers of the schools provided the means of the subjects of the interviewed students, for analysis of the data. Despite the low use of the computer by students in the schools studied, this was statistically related to the best school performance. Most of the teachers approached claim to make use of the computer in their practice, despite the extended working hours presented by these individuals. However, they find this resource limited in approach to the content of their subjects. They believe in the potential of ICT to improve student learning and achievement and concede that they should have more time to use resources and better exploit the school's computer labs. The results can help teachers, school managers and government, in the improvement of computers using for didactic purposes, making the necessary adjustments to a more effective use of them.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Ensino fundamental e médioEscola públicaRendimento escolarEducationPublic schoolComputersElementary and high schoolO uso de computadores em escolas públicas em um município do sertão de Pernambuco : uma análise do rendimento escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095869.pdf.txt001095869.pdf.txtExtracted Texttext/plain226678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196540/2/001095869.pdf.txt2b56f1e36726e480e0a37df504879fa9MD52ORIGINAL001095869.pdfTexto completoapplication/pdf1937409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196540/1/001095869.pdf395ab58ddf20b1c72648794a646c5157MD5110183/1965402019-07-05 02:33:52.750055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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