A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6 |
Resumo: | A temática ambiental está presente em todos os aspectos do cotidiano das pessoas, das empresas, dos governos de todos os países. Trata-se de uma necessidade, visto que não há mais como ignorar as relações de troca entre o meio ambiente e o indivíduo. Com tamanha relevância, esse tema deve se fazer presente nos ambientes educacionais, seja ele formal, informal ou não formal. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir a percepção ambiental dos estudantes dos cursos de bacharelado da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais da cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco – FACAPE. Trata-se de um estudo inicial, uma vez que aborda a percepção de apenas um dos lados da relação discente/docente/instituição no que concerne à forma de abordagem da temática ambiental em sala de aula. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, distribuído pessoalmente com uma amostra aleatória de alunos matriculados nos cursos da faculdade. Como resultado preliminar do estudo, observou-se que os alunos possuem percepção ambiental confusa e equivocada, fruto de conhecimento fragmentado, adotado pela instituição. Por essa razão, os mesmos apresentam o desejo de terem a educação ambiental presente na abordagem dos mais diversos componentes curriculares de seus cursos. |
id |
UNIVASF-1_f7b8887d45b37952186c5a946aa5b47e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.univasf.edu.br:article/6 |
network_acronym_str |
UNIVASF-1 |
network_name_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository_id_str |
|
spelling |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PEAmbienteEducação AmbientalConhecimentoA temática ambiental está presente em todos os aspectos do cotidiano das pessoas, das empresas, dos governos de todos os países. Trata-se de uma necessidade, visto que não há mais como ignorar as relações de troca entre o meio ambiente e o indivíduo. Com tamanha relevância, esse tema deve se fazer presente nos ambientes educacionais, seja ele formal, informal ou não formal. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir a percepção ambiental dos estudantes dos cursos de bacharelado da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais da cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco – FACAPE. Trata-se de um estudo inicial, uma vez que aborda a percepção de apenas um dos lados da relação discente/docente/instituição no que concerne à forma de abordagem da temática ambiental em sala de aula. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, distribuído pessoalmente com uma amostra aleatória de alunos matriculados nos cursos da faculdade. Como resultado preliminar do estudo, observou-se que os alunos possuem percepção ambiental confusa e equivocada, fruto de conhecimento fragmentado, adotado pela instituição. Por essa razão, os mesmos apresentam o desejo de terem a educação ambiental presente na abordagem dos mais diversos componentes curriculares de seus cursos.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6/7Melo, Cláudia Maria Lourenço SilvaAdaime, Martha BohrerVieira, Josenilton Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:14:16Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/6Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:14:16Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
title |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
spellingShingle |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE Melo, Cláudia Maria Lourenço Silva Ambiente Educação Ambiental Conhecimento |
title_short |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
title_full |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
title_fullStr |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
title_full_unstemmed |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
title_sort |
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS NOS CURSOS DE BACHARELADO DE UMA IES DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE |
author |
Melo, Cláudia Maria Lourenço Silva |
author_facet |
Melo, Cláudia Maria Lourenço Silva Adaime, Martha Bohrer Vieira, Josenilton Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Adaime, Martha Bohrer Vieira, Josenilton Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Cláudia Maria Lourenço Silva Adaime, Martha Bohrer Vieira, Josenilton Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educação Ambiental Conhecimento |
topic |
Ambiente Educação Ambiental Conhecimento |
description |
A temática ambiental está presente em todos os aspectos do cotidiano das pessoas, das empresas, dos governos de todos os países. Trata-se de uma necessidade, visto que não há mais como ignorar as relações de troca entre o meio ambiente e o indivíduo. Com tamanha relevância, esse tema deve se fazer presente nos ambientes educacionais, seja ele formal, informal ou não formal. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir a percepção ambiental dos estudantes dos cursos de bacharelado da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais da cidade de Petrolina, no Estado de Pernambuco – FACAPE. Trata-se de um estudo inicial, uma vez que aborda a percepção de apenas um dos lados da relação discente/docente/instituição no que concerne à forma de abordagem da temática ambiental em sala de aula. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário, distribuído pessoalmente com uma amostra aleatória de alunos matriculados nos cursos da faculdade. Como resultado preliminar do estudo, observou-se que os alunos possuem percepção ambiental confusa e equivocada, fruto de conhecimento fragmentado, adotado pela instituição. Por essa razão, os mesmos apresentam o desejo de terem a educação ambiental presente na abordagem dos mais diversos componentes curriculares de seus cursos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6 |
url |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/6/7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 7 n. 13 (2017) 2177-8183 reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
collection |
Revista de Educação do Vale do São Francisco |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br |
_version_ |
1800220487474741248 |