EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Stefania Evangelista dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Souza, Iris Caliane Coelho, de Souza, Luis Henrique Alves, Leite, Maria Ianne Moreira, da Rocha, Martha Halana Bastos, dos Santos, Roberta Vania, Gomes, Thiago Araújo, Siqueira, Vitória de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452
Resumo:  Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.
id UNIVASF-1_fd6d24f46aa7e7484da9d4d6b2800cff
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/452
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIALEducação em saúde.Saúde da Mulher.Núcleo de Atenção Psicossocial.Núcleo temático. Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 426-4512177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452/780Barros, Stefania Evangelista dos Santosde Souza, Iris Caliane Coelhode Souza, Luis Henrique AlvesLeite, Maria Ianne Moreirada Rocha, Martha Halana Bastosdos Santos, Roberta VaniaGomes, Thiago AraújoSiqueira, Vitória de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T18:06:14Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/452Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-05-12T18:06:14Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
title EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
spellingShingle EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Barros, Stefania Evangelista dos Santos
Educação em saúde.
Saúde da Mulher.
Núcleo de Atenção Psicossocial.
Núcleo temático.
title_short EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
title_full EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
title_fullStr EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
title_sort EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER COMO INSTRUMENTO PARA O EMPODERAMENTO: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DISCENTES ATUANDO EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
author Barros, Stefania Evangelista dos Santos
author_facet Barros, Stefania Evangelista dos Santos
de Souza, Iris Caliane Coelho
de Souza, Luis Henrique Alves
Leite, Maria Ianne Moreira
da Rocha, Martha Halana Bastos
dos Santos, Roberta Vania
Gomes, Thiago Araújo
Siqueira, Vitória de Barros
author_role author
author2 de Souza, Iris Caliane Coelho
de Souza, Luis Henrique Alves
Leite, Maria Ianne Moreira
da Rocha, Martha Halana Bastos
dos Santos, Roberta Vania
Gomes, Thiago Araújo
Siqueira, Vitória de Barros
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Stefania Evangelista dos Santos
de Souza, Iris Caliane Coelho
de Souza, Luis Henrique Alves
Leite, Maria Ianne Moreira
da Rocha, Martha Halana Bastos
dos Santos, Roberta Vania
Gomes, Thiago Araújo
Siqueira, Vitória de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde.
Saúde da Mulher.
Núcleo de Atenção Psicossocial.
Núcleo temático.
topic Educação em saúde.
Saúde da Mulher.
Núcleo de Atenção Psicossocial.
Núcleo temático.
description  Diante da importância de aproximar a comunidade acadêmica dos serviços de saúde, o núcleo temático (NT) de promoção à saúde no processo de viver humano: atenção à saúde da mulher ofertado pelo Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) buscou utilizar a educação como instrumento de promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuindo para a autonomia das pessoas da comunidade, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade. Este manuscrito tem como objetivo relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Enfermagem e Ciências Farmacêuticas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), utilizando da educação em saúde para compartilhar conhecimentos inerentes à promoção e prevenção, enfatizando a saúde da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência sobre a construção de oficinas temáticas assim como sua aplicação junto aos usuários do CAPS na cidade de Petrolina-PE. Ao final da vivência, percebeu-se que as expectativas foram atingidas, visto que houve um engajamento entre os discentes e os usuários, com interações, discussões sobre os temas, além de inúmeros questionamentos e relatos pessoais demonstrando interesse pelas temáticas abordadas. Foi notável o quanto essas trocas de conhecimentos foram importantes, tanto para os usuários, que puderam adquirir conhecimentos importantes para sua realidade, quanto para os acadêmicos, que obtiveram experiências válidas para sua construção profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/452/780
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 21 (2020): Edição Regular e Dossiê Ensino de Comunicação em Saúde; 426-451
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220488445722624