O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Univasf |
Texto Completo: | https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110 |
Resumo: | A simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico. |
id |
UNIVASF-2_7db39d88aa6f8c258f5b77d567701c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1110 |
network_acronym_str |
UNIVASF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Univasf |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médicaAprendizagemSemiologiaSimulaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFBarreto, Raphaela Vasconcelos Gomeshttps://orcid.org/0000-0001-7195-9858http://lattes.cnpq.br/4617213714835536https://orcid.org/0000-0002-9728-7268https://orcid.org/0009-0000-6551-8036http://lattes.cnpq.br/5902997490005100http://lattes.cnpq.br/3668689544954544Silva Neto, Marinho Marques daSantos, Eraldo Bispo dos2024-01-12T21:27:34Z2024-01-12T21:27:34Z2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:05Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1110Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:05Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
title |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
spellingShingle |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica Silva Neto, Marinho Marques da Aprendizagem Semiologia Simulação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
title_full |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
title_fullStr |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
title_full_unstemmed |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
title_sort |
O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica |
author |
Silva Neto, Marinho Marques da |
author_facet |
Silva Neto, Marinho Marques da Santos, Eraldo Bispo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eraldo Bispo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes https://orcid.org/0000-0001-7195-9858 http://lattes.cnpq.br/4617213714835536 https://orcid.org/0000-0002-9728-7268 https://orcid.org/0009-0000-6551-8036 http://lattes.cnpq.br/5902997490005100 http://lattes.cnpq.br/3668689544954544 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Neto, Marinho Marques da Santos, Eraldo Bispo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Semiologia Simulação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Aprendizagem Semiologia Simulação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 2024-01-12T21:27:34Z 2024-01-12T21:27:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110 |
url |
https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Vale do São Francisco Brasil sead Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem UNIVASF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Univasf instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instacron:UNIVASF |
instname_str |
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
instacron_str |
UNIVASF |
institution |
UNIVASF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Univasf |
collection |
Repositório Institucional da Univasf |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@univasf.edu.br |
_version_ |
1805392448156860416 |