O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Neto, Marinho Marques da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Eraldo Bispo dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Univasf
Texto Completo: https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
Resumo: A simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico.
id UNIVASF-2_7db39d88aa6f8c258f5b77d567701c94
oai_identifier_str oai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1110
network_acronym_str UNIVASF-2
network_name_str Repositório Institucional da Univasf
repository_id_str
spelling O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médicaAprendizagemSemiologiaSimulaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico.Universidade Federal do Vale do São FranciscoBrasilseadEspecialização em Metodologias Ativas de Ensino e AprendizagemUNIVASFBarreto, Raphaela Vasconcelos Gomeshttps://orcid.org/0000-0001-7195-9858http://lattes.cnpq.br/4617213714835536https://orcid.org/0000-0002-9728-7268https://orcid.org/0009-0000-6551-8036http://lattes.cnpq.br/5902997490005100http://lattes.cnpq.br/3668689544954544Silva Neto, Marinho Marques daSantos, Eraldo Bispo dos2024-01-12T21:27:34Z2024-01-12T21:27:34Z2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Univasfinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASF2024-07-18T17:59:05Zoai:repositorio.univasf.edu.br:123456789/1110Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.univasf.edu.br/oai/requestrepositorio@univasf.edu.bropendoar:2024-07-18T17:59:05Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
title O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
spellingShingle O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
Silva Neto, Marinho Marques da
Aprendizagem
Semiologia
Simulação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
title_full O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
title_fullStr O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
title_full_unstemmed O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
title_sort O uso da simulação para a aprendizagem da semiologia médica
author Silva Neto, Marinho Marques da
author_facet Silva Neto, Marinho Marques da
Santos, Eraldo Bispo dos
author_role author
author2 Santos, Eraldo Bispo dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Raphaela Vasconcelos Gomes
https://orcid.org/0000-0001-7195-9858
http://lattes.cnpq.br/4617213714835536
https://orcid.org/0000-0002-9728-7268
https://orcid.org/0009-0000-6551-8036
http://lattes.cnpq.br/5902997490005100
http://lattes.cnpq.br/3668689544954544
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Neto, Marinho Marques da
Santos, Eraldo Bispo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Semiologia
Simulação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Semiologia
Simulação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A simulação é uma metodologia de ensino que permite ao aluno uma aprendizagem ativa, pois proporciona que realize práticas profissionais simulando o cenário real da profissão. Na semiologia, esta experiência mostra-se potencialmente enriquecedora, visto que os alunos terão seu primeiro contato com pacientes reais, devendo adquirir habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho nas aulas práticas e no ambiente profissional, que se somarão aos conhecimentos teóricos já estudados. O objetivo do presente estudo foi verificar o papel da simulação para o aprendizado da semiologia médica, em diferentes cenários clínicos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica integrativa sobre o tema nas bases de dados PubMed e Scielo e no site de inteligência artificial Elicit relativa ao período 2019-2023. Onze artigos foram incluídos na revisão, agrupados nos seguintes temas: desenvolvimento de habilidades de comunicação, desenvolvimento de habilidades clínicas, uso de simulação virtual, percepções após participação em um OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e percepções sobre a simulação para segurança dos usuários do SUS. Os estudos demonstram que a simulação é uma metodologia que permite bom engajamento dos estudantes, além de permitir a aquisição de competências necessárias para o exercício profissional, mostrando ser útil em diferentes cenários do ensino médico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
2024-01-12T21:27:34Z
2024-01-12T21:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
url https://repositorio.univasf.edu.br/jspui/handle/123456789/1110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco
Brasil
sead
Especialização em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Univasf
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Repositório Institucional da Univasf
collection Repositório Institucional da Univasf
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Univasf - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@univasf.edu.br
_version_ 1805392448156860416