OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774 |
Resumo: | Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática. |
id |
UNIVATES-2_0f8ed7ef59af30103df36904fe34e8a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/2774 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEMEnsino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática.Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática.Editora Univates2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/277410.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 1 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774/1790Copyright (c) 2021 Luís Felipe Pissaia, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Arlete Eli Kunz da Costa, Claudete Moreschihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPissaia, Luís FelipeRehfeldt, Márcia Jussara HeppCosta, Arlete Eli Kunz daMoreschi, Claudete2024-04-22T20:49:47Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2774Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:47Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
title |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Pissaia, Luís Felipe Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática. |
title_short |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
title_full |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
title_sort |
OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM |
author |
Pissaia, Luís Felipe |
author_facet |
Pissaia, Luís Felipe Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Costa, Arlete Eli Kunz da Moreschi, Claudete |
author_role |
author |
author2 |
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Costa, Arlete Eli Kunz da Moreschi, Claudete |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pissaia, Luís Felipe Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp Costa, Arlete Eli Kunz da Moreschi, Claudete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática. |
topic |
Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática. |
description |
Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774 |
identifier_str_mv |
10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774/1790 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 1 (2021) 1983-036X 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021 reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730684397289472 |