OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissaia, Luís Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Costa, Arlete Eli Kunz da, Moreschi, Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774
Resumo: Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática.
id UNIVATES-2_0f8ed7ef59af30103df36904fe34e8a3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/2774
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEMEnsino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática.Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática.Editora Univates2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/277410.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 1 (2021)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774/1790Copyright (c) 2021 Luís Felipe Pissaia, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Arlete Eli Kunz da Costa, Claudete Moreschihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPissaia, Luís FelipeRehfeldt, Márcia Jussara HeppCosta, Arlete Eli Kunz daMoreschi, Claudete2024-04-22T20:49:47Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2774Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:47Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
title OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
spellingShingle OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Pissaia, Luís Felipe
Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática.
title_short OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
title_full OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
title_fullStr OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
title_sort OS EXCERTOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA EVIDENCIADOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES E O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
author Pissaia, Luís Felipe
author_facet Pissaia, Luís Felipe
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Costa, Arlete Eli Kunz da
Moreschi, Claudete
author_role author
author2 Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Costa, Arlete Eli Kunz da
Moreschi, Claudete
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissaia, Luís Felipe
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
Costa, Arlete Eli Kunz da
Moreschi, Claudete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática.
topic Ensino. Ensino em Enfermagem. Ensino em Saúde. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Tasy. Teoria e Prática.
description Este estudo possui o objetivo de evidenciar a relação entre teoria e prática no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem por meio do software Tasy. Neste sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de questionário, realização de mapas mentais e o diário de campos dos pesquisadores. Os participantes foram trinta e um estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, matriculados nas disciplinas de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I e II. Os achados indicam que os estudantes realizam a Sistematização da Assistência de Enfermagem em sala de aula, registrando sua compreensão no contexto de utilização. Em consonância, verificou-se que os participantes compreendem o conceito de teoria e prática, bem como suas inter-relações. Sendo assim, percebe-se a importância do uso das tecnologias na compreensão da Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio da facilidade em realizar a relação entre teoria e prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774
10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2774/1790
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 28 n. 1 (2021)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684397289472