IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3252 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto das Instituições de Ensino Superior (IES) no crescimento econômico do Brasil no período 2002 a 2016. As hipóteses testadas foram: i) H1: Efeito positivo das IES no Produto Interno Bruto per capita tanto na análise agregada quanto na desagregada por missões (ensino, pesquisa e transferência de conhecimento); ii) H2: Efeito positivo do investimento (estadual e das próprias IES) no Produto Interno Bruto per capita. O método utilizado foi dados em painel para as Unidades Federativas do Brasil no período de 2002-2016. Os resultados destacam que as missões Ensino e Pesquisa das IES são os fatores mais significativos para o desenvolvimento local de forma que não foi possível refutar a hipótese de que as IES têm impacto positivo ou benéfico sobre a dinâmica do PIB per capita das regiões brasileiras. Porém, o indicador de transferência de conhecimento enfraquece os resultados obtidos, sem integração IES-sociedade o impacto dos investimentos em IES é modesto ou nulo. Neste sentido, ações que incentivem o vínculo universidade-sociedade poderiam contribuir para um avanço mais eficiente do efeito inovador do conhecimento gerado pelas IES sobre o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Outro ponto importante para estimular esta integração seria o aumento do fomento formal à pesquisa científica elaborada em parceira direta entre IES e as empresas. |
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IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016Instituições de Ensino SuperiorImpacto SocioeconômicoEconomia RegionalO objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto das Instituições de Ensino Superior (IES) no crescimento econômico do Brasil no período 2002 a 2016. As hipóteses testadas foram: i) H1: Efeito positivo das IES no Produto Interno Bruto per capita tanto na análise agregada quanto na desagregada por missões (ensino, pesquisa e transferência de conhecimento); ii) H2: Efeito positivo do investimento (estadual e das próprias IES) no Produto Interno Bruto per capita. O método utilizado foi dados em painel para as Unidades Federativas do Brasil no período de 2002-2016. Os resultados destacam que as missões Ensino e Pesquisa das IES são os fatores mais significativos para o desenvolvimento local de forma que não foi possível refutar a hipótese de que as IES têm impacto positivo ou benéfico sobre a dinâmica do PIB per capita das regiões brasileiras. Porém, o indicador de transferência de conhecimento enfraquece os resultados obtidos, sem integração IES-sociedade o impacto dos investimentos em IES é modesto ou nulo. Neste sentido, ações que incentivem o vínculo universidade-sociedade poderiam contribuir para um avanço mais eficiente do efeito inovador do conhecimento gerado pelas IES sobre o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Outro ponto importante para estimular esta integração seria o aumento do fomento formal à pesquisa científica elaborada em parceira direta entre IES e as empresas.Editora Univates2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/325210.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3252Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 1 (2023)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3252/2052Copyright (c) 2023 Cristiéle de Almeida Vieira, Sabino da Silva Porto Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Cristiéle de AlmeidaPorto Júnior, Sabino da Silva2024-04-22T20:50:25Zoai:ojs.192.168.0.51:article/3252Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:25Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
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