ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Julian Israel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laufer, Jaime
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2878
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de gestão em Instituições Comunitárias de Ensino Superior participantes do COMUNG frente ao cenário da educação superior no Rio Grande do Sul. A metodologia é de natureza qualitativa com delineamento descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas com os gestores de nove ICES, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado. Como principais resultados, verificou-se que o conjunto pesquisado é composto por Instituições de alta complexidade de gestão, o que resulta das particularidades desse tipo de organização. Aspectos como a democracia, a multiplicidade de áreas do conhecimento e os elementos decorrentes dessas particularidades, sobretudo o aspecto político, contribuem para o estabelecimento de uma estrutura altamente desafiante para seus gestores. As políticas de gestão institucional do grupo avaliado permitem, em alguns casos, a preponderância de aspectos políticos em detrimento de aspectos técnicos financeiros nas tomadas de decisões, assumindo as ICES, muitas vezes, perdas financeiras para a obtenção de resultados não financeiros. Entretanto, os entrevistados demonstram que essa é uma característica inerente ao caráter comunitário, democrático e de priorização da qualidade acadêmica, o que se confirma pelos bons resultados nas avaliações do Ministério da Educação apresentados pelas ICES em questão.
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