ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Silva, André
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Gabriel Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221
Resumo: A adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona as marcas a estarem presentes no ambiente digital na busca de gerarem mais visibilidade e interações nos negócios. As redes sociais virtuais surgem como importantes ferramentas para comunicação e fortalecimento dos vínculos entre marcas e usuários, podendo ser usadas para Indicações Geográficas (IG), a fim de ressaltar a garantia da qualidade e unicidade de produtos característicos diferentes de todos os outros similares no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é mensurar a presença digital das IG nordestinas através da análise das contas de requerentes e de negócios com produtos ou serviços com IG nas redes sociais on-line. Para tanto, são realizadas pesquisas em bases de dados científicas e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e análises de dados colhidos nos perfis virtuais de associações, sindicatos e cooperativas e negócios com IG. Como resultados, percebeu-se que é baixo o engajamento construído pelos requerentes e negócios relacionados às 16 indicações do nordeste do Brasil nas redes pesquisadas no ambiente digital. O uso das plataformas, mesmo nas contas com boa taxa de engajamento, é pequeno e há pouca interação dos administradores dos perfis nos conteúdos postados. Logo, é necessário que aqueles que gerenciam as redes conheçam a atual importância do uso e da adequada utilização destas ferramentas, além do vínculo do que está sendo publicado com as IG correspondentes. Assim, um plano de marketing, focado no tradicional e digital, é imprescindível e deve considerar as particularidades dos produtos e serviços com IG.
id UNIVATES-2_561625df2b8634fdc028ba01a62b4919
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/3221
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINEIndicações GeográficasPresença digitalMídias sociaisEngajamentoA adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona as marcas a estarem presentes no ambiente digital na busca de gerarem mais visibilidade e interações nos negócios. As redes sociais virtuais surgem como importantes ferramentas para comunicação e fortalecimento dos vínculos entre marcas e usuários, podendo ser usadas para Indicações Geográficas (IG), a fim de ressaltar a garantia da qualidade e unicidade de produtos característicos diferentes de todos os outros similares no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é mensurar a presença digital das IG nordestinas através da análise das contas de requerentes e de negócios com produtos ou serviços com IG nas redes sociais on-line. Para tanto, são realizadas pesquisas em bases de dados científicas e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e análises de dados colhidos nos perfis virtuais de associações, sindicatos e cooperativas e negócios com IG. Como resultados, percebeu-se que é baixo o engajamento construído pelos requerentes e negócios relacionados às 16 indicações do nordeste do Brasil nas redes pesquisadas no ambiente digital. O uso das plataformas, mesmo nas contas com boa taxa de engajamento, é pequeno e há pouca interação dos administradores dos perfis nos conteúdos postados. Logo, é necessário que aqueles que gerenciam as redes conheçam a atual importância do uso e da adequada utilização destas ferramentas, além do vínculo do que está sendo publicado com as IG correspondentes. Assim, um plano de marketing, focado no tradicional e digital, é imprescindível e deve considerar as particularidades dos produtos e serviços com IG.Editora Univates2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/322110.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221Revista Estudo & Debate; v. 29 n. 4 (2022)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221/2023Copyright (c) 2022 André Almeida Silva, Gabriel Francisco da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Silva, Andréda Silva, Gabriel Francisco2024-04-22T20:49:19Zoai:ojs.192.168.0.51:article/3221Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:19Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
title ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
spellingShingle ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
Almeida Silva, André
Indicações Geográficas
Presença digital
Mídias sociais
Engajamento
title_short ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
title_full ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
title_fullStr ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
title_full_unstemmed ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
title_sort ANÁLISE DA PRESENÇA DIGITAL DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS NORDESTINAS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE
author Almeida Silva, André
author_facet Almeida Silva, André
da Silva, Gabriel Francisco
author_role author
author2 da Silva, Gabriel Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Silva, André
da Silva, Gabriel Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Indicações Geográficas
Presença digital
Mídias sociais
Engajamento
topic Indicações Geográficas
Presença digital
Mídias sociais
Engajamento
description A adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona as marcas a estarem presentes no ambiente digital na busca de gerarem mais visibilidade e interações nos negócios. As redes sociais virtuais surgem como importantes ferramentas para comunicação e fortalecimento dos vínculos entre marcas e usuários, podendo ser usadas para Indicações Geográficas (IG), a fim de ressaltar a garantia da qualidade e unicidade de produtos característicos diferentes de todos os outros similares no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é mensurar a presença digital das IG nordestinas através da análise das contas de requerentes e de negócios com produtos ou serviços com IG nas redes sociais on-line. Para tanto, são realizadas pesquisas em bases de dados científicas e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e análises de dados colhidos nos perfis virtuais de associações, sindicatos e cooperativas e negócios com IG. Como resultados, percebeu-se que é baixo o engajamento construído pelos requerentes e negócios relacionados às 16 indicações do nordeste do Brasil nas redes pesquisadas no ambiente digital. O uso das plataformas, mesmo nas contas com boa taxa de engajamento, é pequeno e há pouca interação dos administradores dos perfis nos conteúdos postados. Logo, é necessário que aqueles que gerenciam as redes conheçam a atual importância do uso e da adequada utilização destas ferramentas, além do vínculo do que está sendo publicado com as IG correspondentes. Assim, um plano de marketing, focado no tradicional e digital, é imprescindível e deve considerar as particularidades dos produtos e serviços com IG.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221
10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3221/2023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 André Almeida Silva, Gabriel Francisco da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 André Almeida Silva, Gabriel Francisco da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 29 n. 4 (2022)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684725493760