O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pohl, Natália Heinze
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Filho, João Batista Corrêa, Abbade, Eduardo Botti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170
Resumo: Produtos orgânicos adquiriram grande atenção dos mercados e da sociedade, pois o mercado e a demanda por produtos orgânicos vêm crescendo de forma significativa em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil demográfico e comportamental do consumidor de produtos orgânicos. Foi realizado um estudo de levantamento por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário com uma amostra por adesão de 206 respondentes. Após a coleta, os dados obtidos foram tabulados e posteriormente analisados com o auxílio do software Excel. O estudo encontrou um perfil de consumidores de alimentos orgânicos de maioria do gênero feminino, com alta escolaridade, solteiro e sem filhos. A preocupação com a saúde é o principal motivo para o consumo de orgânicos, mas a maioria não tem total confiança de que os alimentos que compram como orgânicos o sejam totalmente orgânicos. Os respondentes que não consomem orgânicos afirmam como principal motivo a falta de acesso, o que mostra que há uma demanda no mercado por esses produtos, cuja oferta é muito baixa em relação ao alimento convencional.
id UNIVATES-2_8c779d7c06d1e2df74dab8e2cabb2163
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/2170
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RSmarketingcomportamento do consumidoralimentos orgânicospreocupação com a saúdecertificação de orgânicos.Produtos orgânicos adquiriram grande atenção dos mercados e da sociedade, pois o mercado e a demanda por produtos orgânicos vêm crescendo de forma significativa em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil demográfico e comportamental do consumidor de produtos orgânicos. Foi realizado um estudo de levantamento por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário com uma amostra por adesão de 206 respondentes. Após a coleta, os dados obtidos foram tabulados e posteriormente analisados com o auxílio do software Excel. O estudo encontrou um perfil de consumidores de alimentos orgânicos de maioria do gênero feminino, com alta escolaridade, solteiro e sem filhos. A preocupação com a saúde é o principal motivo para o consumo de orgânicos, mas a maioria não tem total confiança de que os alimentos que compram como orgânicos o sejam totalmente orgânicos. Os respondentes que não consomem orgânicos afirmam como principal motivo a falta de acesso, o que mostra que há uma demanda no mercado por esses produtos, cuja oferta é muito baixa em relação ao alimento convencional.Editora Univates2019-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/217010.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2170Revista Estudo & Debate; v. 26 n. 4 (2019)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170/1582Copyright (c) 2019 Natália Heinze Pohl, João Batista Corrêa Pereira Filho, Eduardo Botti Abbadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPohl, Natália HeinzePereira Filho, João Batista CorrêaAbbade, Eduardo Botti2024-04-22T20:49:21Zoai:ojs.192.168.0.51:article/2170Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:21Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
title O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
spellingShingle O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
Pohl, Natália Heinze
marketing
comportamento do consumidor
alimentos orgânicos
preocupação com a saúde
certificação de orgânicos.
title_short O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
title_full O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
title_fullStr O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
title_full_unstemmed O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
title_sort O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
author Pohl, Natália Heinze
author_facet Pohl, Natália Heinze
Pereira Filho, João Batista Corrêa
Abbade, Eduardo Botti
author_role author
author2 Pereira Filho, João Batista Corrêa
Abbade, Eduardo Botti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pohl, Natália Heinze
Pereira Filho, João Batista Corrêa
Abbade, Eduardo Botti
dc.subject.por.fl_str_mv marketing
comportamento do consumidor
alimentos orgânicos
preocupação com a saúde
certificação de orgânicos.
topic marketing
comportamento do consumidor
alimentos orgânicos
preocupação com a saúde
certificação de orgânicos.
description Produtos orgânicos adquiriram grande atenção dos mercados e da sociedade, pois o mercado e a demanda por produtos orgânicos vêm crescendo de forma significativa em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil demográfico e comportamental do consumidor de produtos orgânicos. Foi realizado um estudo de levantamento por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário com uma amostra por adesão de 206 respondentes. Após a coleta, os dados obtidos foram tabulados e posteriormente analisados com o auxílio do software Excel. O estudo encontrou um perfil de consumidores de alimentos orgânicos de maioria do gênero feminino, com alta escolaridade, solteiro e sem filhos. A preocupação com a saúde é o principal motivo para o consumo de orgânicos, mas a maioria não tem total confiança de que os alimentos que compram como orgânicos o sejam totalmente orgânicos. Os respondentes que não consomem orgânicos afirmam como principal motivo a falta de acesso, o que mostra que há uma demanda no mercado por esses produtos, cuja oferta é muito baixa em relação ao alimento convencional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170
10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2170
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170/1582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Natália Heinze Pohl, João Batista Corrêa Pereira Filho, Eduardo Botti Abbade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Natália Heinze Pohl, João Batista Corrêa Pereira Filho, Eduardo Botti Abbade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 26 n. 4 (2019)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683968421888