Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vinicius Carvalho de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16028
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_4735e13ccb232b85051a0959ac2252ff
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/16028
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Souza, Vinicius Carvalho de SouzaWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisSOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16028Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo no mundo inteiro, inclusive no Brasil e vários estudiosos têm se dedicado a descobrir quais variáveis influenciam o consumo desses produtos e entre estas a confiança. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a importância e a influência da confiança no selo certificador e nos produtores na intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos. Para isso, foi realizada uma revisão teórica sobre as variáveis que compõem o estudo: Certificação de alimentos orgânicos, Intenção de compra, Confiança e a Influência da confiança na intenção de compra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com um delineamento transversal e natureza quantitativa. A amostra foi composta por 451 respondentes e os questionários foram aplicados por meio da plataforma Type Form. A análise dos dados foi feita por meio de Análise Estatística Descritiva e Regressão Linear Simples. No processo de regressão, foi analisada a relação entre confiança e intenção de compra de alimentos orgânicos. Os resultados demonstraram uma relação positiva e significativa. Conclui-se, assim, que a confiança exerce uma influência na intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos (R² = 0,2499). A pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão sobre o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos de Brasília e no aprofundamento do estudo relacionado a confiança.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-02-09T15:31:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-02-10T11:14:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T11:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Alimentos orgânicosConsumidores - comportamento de compraComportamento do consumidorProdutos orgânicosConfiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-10T11:14:38Z2017-02-10T11:14:38Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdfapplication/pdf758482http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/1/2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf4fff622827e8772044653fd74f436968MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/160282017-02-10 09:14:38.448oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-10T11:14:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
title Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
spellingShingle Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
Souza, Vinicius Carvalho de Souza
Alimentos orgânicos
Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Produtos orgânicos
title_short Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
title_full Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
title_fullStr Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
title_full_unstemmed Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
title_sort Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
author Souza, Vinicius Carvalho de Souza
author_facet Souza, Vinicius Carvalho de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vinicius Carvalho de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
contributor_str_mv Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Alimentos orgânicos
Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Produtos orgânicos
topic Alimentos orgânicos
Consumidores - comportamento de compra
Comportamento do consumidor
Produtos orgânicos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-10T11:14:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-10T11:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/16028
identifier_str_mv SOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/16028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/1/2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fff622827e8772044653fd74f436968
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907909677940736