Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16028 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
id |
UNB-2_4735e13ccb232b85051a0959ac2252ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/16028 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Souza, Vinicius Carvalho de SouzaWatanabe, Eluiza Alberto de MoraisSOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16028Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo no mundo inteiro, inclusive no Brasil e vários estudiosos têm se dedicado a descobrir quais variáveis influenciam o consumo desses produtos e entre estas a confiança. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a importância e a influência da confiança no selo certificador e nos produtores na intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos. Para isso, foi realizada uma revisão teórica sobre as variáveis que compõem o estudo: Certificação de alimentos orgânicos, Intenção de compra, Confiança e a Influência da confiança na intenção de compra. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com um delineamento transversal e natureza quantitativa. A amostra foi composta por 451 respondentes e os questionários foram aplicados por meio da plataforma Type Form. A análise dos dados foi feita por meio de Análise Estatística Descritiva e Regressão Linear Simples. No processo de regressão, foi analisada a relação entre confiança e intenção de compra de alimentos orgânicos. Os resultados demonstraram uma relação positiva e significativa. Conclui-se, assim, que a confiança exerce uma influência na intenção de compra dos consumidores de alimentos orgânicos (R² = 0,2499). A pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão sobre o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos de Brasília e no aprofundamento do estudo relacionado a confiança.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-02-09T15:31:19Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-02-10T11:14:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T11:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf: 758482 bytes, checksum: 4fff622827e8772044653fd74f436968 (MD5)Alimentos orgânicosConsumidores - comportamento de compraComportamento do consumidorProdutos orgânicosConfiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-10T11:14:38Z2017-02-10T11:14:38Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdfapplication/pdf758482http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/1/2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf4fff622827e8772044653fd74f436968MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/160282017-02-10 09:14:38.448oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-10T11:14:38Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
title |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
spellingShingle |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? Souza, Vinicius Carvalho de Souza Alimentos orgânicos Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor Produtos orgânicos |
title_short |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
title_full |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
title_fullStr |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
title_full_unstemmed |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
title_sort |
Confiança em alimentos orgânicos : qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? |
author |
Souza, Vinicius Carvalho de Souza |
author_facet |
Souza, Vinicius Carvalho de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vinicius Carvalho de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
contributor_str_mv |
Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Alimentos orgânicos Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor Produtos orgânicos |
topic |
Alimentos orgânicos Consumidores - comportamento de compra Comportamento do consumidor Produtos orgânicos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-10T11:14:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-10T11:14:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16028 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Vinicius Carvalho de Souza. Confiança em alimentos orgânicos: qual a sua influência na intenção de compra dos consumidores? 2016. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/1/2016_ViniciusCarvalhodeSouza_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16028/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fff622827e8772044653fd74f436968 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907909677940736 |