DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mirlene Alves da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bazzoli, João Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3413
Resumo: Apresenta-se, neste artigo, parte da análise realizada acerca da dinâmica territorial de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO) a partir do fenômeno de migração pendular em direção à capital Palmas (TO). O objetivo do estudo, realizado durante o mestrado, foi compreender como o processo de urbanização periférica do distrito reflete no exercício do direito à cidade considerando as variáveis de migração pendular e a participação social dos seus moradores na cobrança por investimentos públicos que melhorem a qualidade de vida local. A metodologia compreendeu o estudo de caso partindo de um levantamento bibliográfico e documental, levando-se em conta o método exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Neste sentido, foram coletados dados em duas etapas: a primeira por meio de questionário direcionado aos moradores e, em seguida, entrevistas com gestores e lideranças políticas e sociais. Concluiu-se, com a pesquisa, que as transformações ocorridas no espaço urbano e sua dinâmica territorial têm como referência a cidade vizinha, Palmas (TO), constatando-se o fenômeno da migração pendular identificado a partir da observação da diferenciação de como o espaço é concebido, percebido e vivido pelos seus diversos agentes sociais. Verificou-se também que a participação social no local ainda é tímida, mas já é perceptível nas movimentações de formação de lideranças, vista, na linha institucional, como forma de reunir esforços para eleger representantes políticos que objetivem fortalecer a luta por infraestrutura e por investimentos neste local.
id UNIVATES-2_9d576cb6b394f8cee974c6a14b7d9078
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/3413
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULARUrbanização de Luzimangues. Dinâmica territorial. Movimento pendular. Direito à cidade.Apresenta-se, neste artigo, parte da análise realizada acerca da dinâmica territorial de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO) a partir do fenômeno de migração pendular em direção à capital Palmas (TO). O objetivo do estudo, realizado durante o mestrado, foi compreender como o processo de urbanização periférica do distrito reflete no exercício do direito à cidade considerando as variáveis de migração pendular e a participação social dos seus moradores na cobrança por investimentos públicos que melhorem a qualidade de vida local. A metodologia compreendeu o estudo de caso partindo de um levantamento bibliográfico e documental, levando-se em conta o método exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Neste sentido, foram coletados dados em duas etapas: a primeira por meio de questionário direcionado aos moradores e, em seguida, entrevistas com gestores e lideranças políticas e sociais. Concluiu-se, com a pesquisa, que as transformações ocorridas no espaço urbano e sua dinâmica territorial têm como referência a cidade vizinha, Palmas (TO), constatando-se o fenômeno da migração pendular identificado a partir da observação da diferenciação de como o espaço é concebido, percebido e vivido pelos seus diversos agentes sociais. Verificou-se também que a participação social no local ainda é tímida, mas já é perceptível nas movimentações de formação de lideranças, vista, na linha institucional, como forma de reunir esforços para eleger representantes políticos que objetivem fortalecer a luta por infraestrutura e por investimentos neste local.Editora Univates2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/341310.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3413Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 4 (2023)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3413/2169Copyright (c) 2023 Mirlene Alves da Silva, João Aparecido Bazzolihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mirlene Alves daBazzoli, João Aparecido2024-04-22T20:49:56Zoai:ojs.192.168.0.51:article/3413Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:56Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
title DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
spellingShingle DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
Silva, Mirlene Alves da
Urbanização de Luzimangues. Dinâmica territorial. Movimento pendular. Direito à cidade.
title_short DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
title_full DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
title_fullStr DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
title_full_unstemmed DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
title_sort DINÂMICA TERRITORIAL DO DISTRITO DE LUZIMANGUES E O FENÔMENO DA MIGRAÇÃO PENDULAR
author Silva, Mirlene Alves da
author_facet Silva, Mirlene Alves da
Bazzoli, João Aparecido
author_role author
author2 Bazzoli, João Aparecido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mirlene Alves da
Bazzoli, João Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanização de Luzimangues. Dinâmica territorial. Movimento pendular. Direito à cidade.
topic Urbanização de Luzimangues. Dinâmica territorial. Movimento pendular. Direito à cidade.
description Apresenta-se, neste artigo, parte da análise realizada acerca da dinâmica territorial de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO) a partir do fenômeno de migração pendular em direção à capital Palmas (TO). O objetivo do estudo, realizado durante o mestrado, foi compreender como o processo de urbanização periférica do distrito reflete no exercício do direito à cidade considerando as variáveis de migração pendular e a participação social dos seus moradores na cobrança por investimentos públicos que melhorem a qualidade de vida local. A metodologia compreendeu o estudo de caso partindo de um levantamento bibliográfico e documental, levando-se em conta o método exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Neste sentido, foram coletados dados em duas etapas: a primeira por meio de questionário direcionado aos moradores e, em seguida, entrevistas com gestores e lideranças políticas e sociais. Concluiu-se, com a pesquisa, que as transformações ocorridas no espaço urbano e sua dinâmica territorial têm como referência a cidade vizinha, Palmas (TO), constatando-se o fenômeno da migração pendular identificado a partir da observação da diferenciação de como o espaço é concebido, percebido e vivido pelos seus diversos agentes sociais. Verificou-se também que a participação social no local ainda é tímida, mas já é perceptível nas movimentações de formação de lideranças, vista, na linha institucional, como forma de reunir esforços para eleger representantes políticos que objetivem fortalecer a luta por infraestrutura e por investimentos neste local.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3413
10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3413
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3413
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3413/2169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mirlene Alves da Silva, João Aparecido Bazzoli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mirlene Alves da Silva, João Aparecido Bazzoli
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 30 n. 4 (2023)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730684772679680