Marketing sensorial e seus impactos na gestão do varejo e na percepção do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Caio de Córdova
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197127
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Marketing sensorial e seus impactos na gestão do varejo e na percepção do consumidorMarketing sensorialVarejoComportamento consumidorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O marketing sensorial surgiu como uma maneira de chamar a atenção do consumidor e envolvê-lo na experiência de compra. Realizou-se um estudo de caso em uma loja varejista, localizada em um shopping de Florianópolis/SC, com o objetivo de conhecer o uso do marketing sensorial por uma loja na visão do gestor, dos seus clientes e do autor deste trabalho. Para isso, realizou-se a pesquisa através de um cliente oculto na loja, uma entrevista com o gerente e aplicação de questionário on-line com clientes da loja. Como principais achados, encontrou-se que a loja aplica estímulos sensoriais variados, e que as percepções do gerente se alinham às do público da loja. Conclui-se que as estratégias sensoriais da loja são bem vistas pelos clientes, que o tato desempenha um papel importante na decisão de compra, que aspectos irracionais influenciam o comportamento do consumidor e que as pessoas tendem a vivenciar os estímulos sensoriais de maneira semelhante.Sensory marketing has emerged as a way to catch the consumer attention and to engage it in the shopping experience. A case study was carried out in a retail store, located in a shopping mall in Florianopolis/SC, aiming to appreciate the usage of sensory marketing by a store in the view of the manager, its clients and the author of this research paper. To achieve this, the author conducted a research study by a selective secret shopper in the store, an interview with the manager and an application of an online survey with some customers of the store. The main findings were that the retail store applies different sensory stimuli and that the perceptions of the manager aligned with those of the public of the store. Other conclusions are that clients are fond of the sensory strategies of the store, that the sense of touch strongly influences the purchasing decision of the customer, that irrational aspects affect consumer behavior, and that people tend to experience sensory stimuli in a similar way.Florianópolis, SCPetroll, Martin de La MartinièreUniversidade Federal de Santa Catarina.Pereira, Caio de Córdova2019-07-04T17:07:46Z2019-07-04T17:07:46Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197127info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-04T17:07:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197127Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-04T17:07:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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