VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horst, Carla Regina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Dalmoro, Marlon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576
Resumo: Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade.
id UNIVATES-2_a87ba270f1205884336fd324af5580d9
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/576
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICASMarketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade.Editora Univates2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576Revista Estudo & Debate; v. 19, n. 2 (2012)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576/566Direitos autorais 2017 Carla Regina Horst, Marlon Dalmorohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHorst, Carla ReginaDalmoro, Marlon2018-05-11T14:03:40Zoai:ojs.192.168.0.71:article/576Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2018-05-11T14:03:40Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
title VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
spellingShingle VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
Horst, Carla Regina
Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.
title_short VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
title_full VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
title_fullStr VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
title_full_unstemmed VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
title_sort VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
author Horst, Carla Regina
author_facet Horst, Carla Regina
Dalmoro, Marlon
author_role author
author2 Dalmoro, Marlon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horst, Carla Regina
Dalmoro, Marlon
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.
topic Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.
description Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576/566
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Carla Regina Horst, Marlon Dalmoro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Carla Regina Horst, Marlon Dalmoro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 19, n. 2 (2012)
1983-036X
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715096598806528