CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klunk, Luzia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mazzarino, Jane Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184
Resumo: A confrontação de interesses sociais em decorrência dos diversos usos dos recursos naturais gera conflitos socioambientais. Os elementos que compõem os conflitos socioambientais são múltiplos, pois sofrem interferência de aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos, etc. Por esse motivo, o seu tratamento efetivo, por vezes, depende da participação e do engajamento dos sujeitos envolvidos. Para tanto, a mediação e a educomunicação socioambiental podem ser mecanismos para alcançar processos de governança, baseado na integração e no compartilhamento de objetivos. Neste artigo é realizada uma revisão bibliográfica para refletir sobre a contribuição da educomunicação socioambiental na busca por compreender situações de conflitos socioambientais e seu possível avanço em direção a processos de governança, a partir das múltiplas mediações que o marcam.
id UNIVATES-2_af4255a7b06daf4de40e70e530e54c99
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.71:article/1184
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVASConflitos hídricos. Mediações. Educomunicação socioambiental. Metodologias participativas.A confrontação de interesses sociais em decorrência dos diversos usos dos recursos naturais gera conflitos socioambientais. Os elementos que compõem os conflitos socioambientais são múltiplos, pois sofrem interferência de aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos, etc. Por esse motivo, o seu tratamento efetivo, por vezes, depende da participação e do engajamento dos sujeitos envolvidos. Para tanto, a mediação e a educomunicação socioambiental podem ser mecanismos para alcançar processos de governança, baseado na integração e no compartilhamento de objetivos. Neste artigo é realizada uma revisão bibliográfica para refletir sobre a contribuição da educomunicação socioambiental na busca por compreender situações de conflitos socioambientais e seu possível avanço em direção a processos de governança, a partir das múltiplas mediações que o marcam.Editora UnivatesCAPESCNPQKlunk, LuziaMazzarino, Jane Márcia2017-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/118410.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1184Revista Estudo & Debate; v. 24, n. 1 (2017)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184/1131Direitos autorais 2017 Luzia Klunk, Jane Márcia Mazzarinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T20:14:30Zoai:ojs.192.168.0.71:article/1184Revistahttp://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/indexhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2017-04-25T20:14:30Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
title CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
spellingShingle CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
Klunk, Luzia
Conflitos hídricos. Mediações. Educomunicação socioambiental. Metodologias participativas.
title_short CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
title_full CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
title_fullStr CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
title_full_unstemmed CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
title_sort CONFLITOS HÍDRICOS E EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
author Klunk, Luzia
author_facet Klunk, Luzia
Mazzarino, Jane Márcia
author_role author
author2 Mazzarino, Jane Márcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Klunk, Luzia
Mazzarino, Jane Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos hídricos. Mediações. Educomunicação socioambiental. Metodologias participativas.
topic Conflitos hídricos. Mediações. Educomunicação socioambiental. Metodologias participativas.
description A confrontação de interesses sociais em decorrência dos diversos usos dos recursos naturais gera conflitos socioambientais. Os elementos que compõem os conflitos socioambientais são múltiplos, pois sofrem interferência de aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos, etc. Por esse motivo, o seu tratamento efetivo, por vezes, depende da participação e do engajamento dos sujeitos envolvidos. Para tanto, a mediação e a educomunicação socioambiental podem ser mecanismos para alcançar processos de governança, baseado na integração e no compartilhamento de objetivos. Neste artigo é realizada uma revisão bibliográfica para refletir sobre a contribuição da educomunicação socioambiental na busca por compreender situações de conflitos socioambientais e seu possível avanço em direção a processos de governança, a partir das múltiplas mediações que o marcam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1184
url http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017.1184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1184/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Luzia Klunk, Jane Márcia Mazzarino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Luzia Klunk, Jane Márcia Mazzarino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 24, n. 1 (2017)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v24i1a2017
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1787715096975245312