COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Camila
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, José Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812
Resumo: A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.
id UFF-19_4604811fec66b184fb26810c7b31ea28
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9812
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de ImagensEducomunicaçãoComunicaçãoCulturaMediaçõesA proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.ABEC2017-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/981210.22409/ppgmc.v11i1.9812Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 66-872178-602X10.22409/ppgmc.v11i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812/6942Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, CamilaBarros, José Márcio2018-06-28T15:28:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9812Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:28:57Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
title COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
spellingShingle COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
Alvarenga, Camila
Educomunicação
Comunicação
Cultura
Mediações
title_short COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
title_full COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
title_fullStr COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
title_sort COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
author Alvarenga, Camila
author_facet Alvarenga, Camila
Barros, José Márcio
author_role author
author2 Barros, José Márcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Camila
Barros, José Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Comunicação
Cultura
Mediações
topic Educomunicação
Comunicação
Cultura
Mediações
description A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812
10.22409/ppgmc.v11i1.9812
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v11i1.9812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812/6942
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 66-87
2178-602X
10.22409/ppgmc.v11i1
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444652007424