COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812 |
Resumo: | A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação. |
id |
UFF-19_4604811fec66b184fb26810c7b31ea28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9812 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de ImagensEducomunicaçãoComunicaçãoCulturaMediaçõesA proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.ABEC2017-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/981210.22409/ppgmc.v11i1.9812Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 66-872178-602X10.22409/ppgmc.v11i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812/6942Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, CamilaBarros, José Márcio2018-06-28T15:28:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9812Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:28:57Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
title |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens Alvarenga, Camila Educomunicação Comunicação Cultura Mediações |
title_short |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
title_full |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
title_sort |
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens |
author |
Alvarenga, Camila |
author_facet |
Alvarenga, Camila Barros, José Márcio |
author_role |
author |
author2 |
Barros, José Márcio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Camila Barros, José Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação Comunicação Cultura Mediações |
topic |
Educomunicação Comunicação Cultura Mediações |
description |
A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812 10.22409/ppgmc.v11i1.9812 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v11i1.9812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9812/6942 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 11 n. 1 (2017): Vol. 11, N. 1, Abril de 2017: Revista Mídia e Cotidiano; 66-87 2178-602X 10.22409/ppgmc.v11i1 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053444652007424 |