MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudo & Debate
Texto Completo: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517
Resumo: No âmbito da pesquisa sobre gestão, o estudo de caso como ferramenta de estratégia de pesquisa é estigmatizado por alguns pesquisadores internacionais, porém é muito utilizado pelos brasileiros, o que leva ao pensamento de que esse método necessita de bom delineamento e parâmetros de qualidade, desde o levantamento do problema até o encerramento da análise. O objetivo basilar deste ensaio teórico foi minimizar o motivo que leva ao estigma do estudo de caso no meio acadêmico internacional e apresentar alternativas para minimizar o preconceito com o uso dessa ferramenta em estudos sobre gestão. Isso deve ser desconstruído antes de se fazer a opção por essa estratégia, pois os argumentos se referem à falta de generalização dos resultados e a discussão dos dados. Essa análise leva a reflexão de que, ao escolher a estratégia de estudo de caso, o pesquisador deve aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de estudo, conhecer seus desafios e garantir a confiabilidade e validade do constructo, interna e externamente, a partir das ações descritas no estudo. O preconceito ao uso do estudo de caso tem diminuído nos últimos anos, porém percebe-se discriminação, ainda, em periódicos internacionais devido à visão dominante positivista.
id UNIVATES-2_d6d5c0aea1c5629481667369ba23263a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.51:article/1517
network_acronym_str UNIVATES-2
network_name_str Revista Estudo & Debate
repository_id_str
spelling MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADEEstudo de casoPesquisa qualitativaCritérios de qualidade.No âmbito da pesquisa sobre gestão, o estudo de caso como ferramenta de estratégia de pesquisa é estigmatizado por alguns pesquisadores internacionais, porém é muito utilizado pelos brasileiros, o que leva ao pensamento de que esse método necessita de bom delineamento e parâmetros de qualidade, desde o levantamento do problema até o encerramento da análise. O objetivo basilar deste ensaio teórico foi minimizar o motivo que leva ao estigma do estudo de caso no meio acadêmico internacional e apresentar alternativas para minimizar o preconceito com o uso dessa ferramenta em estudos sobre gestão. Isso deve ser desconstruído antes de se fazer a opção por essa estratégia, pois os argumentos se referem à falta de generalização dos resultados e a discussão dos dados. Essa análise leva a reflexão de que, ao escolher a estratégia de estudo de caso, o pesquisador deve aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de estudo, conhecer seus desafios e garantir a confiabilidade e validade do constructo, interna e externamente, a partir das ações descritas no estudo. O preconceito ao uso do estudo de caso tem diminuído nos últimos anos, porém percebe-se discriminação, ainda, em periódicos internacionais devido à visão dominante positivista.Editora Univates2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/151710.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 3 (2018)1983-036X10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018reponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517/1427Copyright (c) 2018 Cláudia Aparecida Avelar Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cláudia Aparecida Avelar2024-04-22T20:49:38Zoai:ojs.192.168.0.51:article/1517Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:49:38Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false
dc.title.none.fl_str_mv MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
title MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
spellingShingle MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Estudo de caso
Pesquisa qualitativa
Critérios de qualidade.
title_short MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
title_full MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
title_fullStr MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
title_full_unstemmed MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
title_sort MITIGANDO O PRECONCEITO DO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO NA GESTÃO PELA ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE QUALIDADE
author Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
author_facet Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Pesquisa qualitativa
Critérios de qualidade.
topic Estudo de caso
Pesquisa qualitativa
Critérios de qualidade.
description No âmbito da pesquisa sobre gestão, o estudo de caso como ferramenta de estratégia de pesquisa é estigmatizado por alguns pesquisadores internacionais, porém é muito utilizado pelos brasileiros, o que leva ao pensamento de que esse método necessita de bom delineamento e parâmetros de qualidade, desde o levantamento do problema até o encerramento da análise. O objetivo basilar deste ensaio teórico foi minimizar o motivo que leva ao estigma do estudo de caso no meio acadêmico internacional e apresentar alternativas para minimizar o preconceito com o uso dessa ferramenta em estudos sobre gestão. Isso deve ser desconstruído antes de se fazer a opção por essa estratégia, pois os argumentos se referem à falta de generalização dos resultados e a discussão dos dados. Essa análise leva a reflexão de que, ao escolher a estratégia de estudo de caso, o pesquisador deve aprofundar seus conhecimentos sobre esse tipo de estudo, conhecer seus desafios e garantir a confiabilidade e validade do constructo, interna e externamente, a partir das ações descritas no estudo. O preconceito ao uso do estudo de caso tem diminuído nos últimos anos, porém percebe-se discriminação, ainda, em periódicos internacionais devido à visão dominante positivista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517
10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517
url https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517
identifier_str_mv 10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018.1517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1517/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cláudia Aparecida Avelar Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
publisher.none.fl_str_mv Editora Univates
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudo & Debate; v. 25 n. 3 (2018)
1983-036X
10.22410/issn.1983-036X.v25i3a2018
reponame:Revista Estudo & Debate
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Revista Estudo & Debate
collection Revista Estudo & Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv ||afeil@univates.br
_version_ 1809730683550040064