A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Eliane Juraski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999
Resumo: O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.
id UFPR-4_9546ada533c80e1f97f2493ea851e979
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47999
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do BrasilEducaçãoEducação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidadeEducaçãoO presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.UFPRCamillo, Eliane Juraski2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-1481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999/33235Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/47999Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
title A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
spellingShingle A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
Camillo, Eliane Juraski
Educação
Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade
Educação
title_short A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
title_full A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
title_fullStr A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
title_full_unstemmed A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
title_sort A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
author Camillo, Eliane Juraski
author_facet Camillo, Eliane Juraski
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Camillo, Eliane Juraski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade
Educação
topic Educação
Educação; pesquisa qualitativa em Educação; pesquisa qualitativa online; qualidade
Educação
description O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999/33235
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 137-148
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895984275456