Incidência de escoliose idiopática em uma escola pública do município de Suzano/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Proença, Marcella Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Assis, Gabriela dos Santos, dos Santos, Carlos Alberto, da Silva, Hebert Ailton Stefano, Moussa, Laila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: FisiSenectus
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/3230
Resumo: ResumoIntrodução: O termo escoliose define-se como desvio lateral do plano frontal do corpo, associado ou não à rotação dos corpos vertebrais. Na infância iniciam-se os sinais da escoliose, que pode evoluir durante o crescimento e se instalar se não tratada. A fisioterapia ainda é pouco atuante no campo escolar, o que denota a necessidade de maior atenção. Objetivo: Avaliar a incidência de escoliose em crianças de uma escola Pública do Município de Suzano. Materiais e Métodos: Participaram do estudo crianças dos 6 aos 11 anos, ambos os Gêneros, matriculados em uma escola Pública do Município de Suzano. Uma palestra de orientação, foi ministrada para os responsáveis. Realizou-se uma avaliação postural através de uma ficha, contendo parâmetros relacionados à escoliose, uma Escala Facial de Dor e o teste de Adams. Os resultados foram tabulados através de dados estatísticos percentuais em planilha do programa Microsoft® Office Excel 2013. Resultados: Os resultados demonstram que 16,67% dos alunos avaliados tiveram teste de Adams positivo, apresentaram escoliose os alunos de todas as idades, prevalência no gênero masculino. Constatou-se que das crianças com assimetrias posturais, 16,82% relacionadas com escoliose e 57,94% possuíam assimetrias posturais sem escoliose. Considerações Finais: De acordo com os resultados encontrados pode-se afirmar a importância da avaliação postural em escolares para um diagnóstico precoce. O presente estudo realizou avaliação durante o período escolar, sem equipamentos de alto custo, tendo como principal método o teste de Adams e uma ficha de avaliação postural, comprovando ser possível a implantação da fisioterapia nas escolas, evitando assim, diagnósticos tardios.Palavras Chave: Incidência; Escoliose; Criança.
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