No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262 |
Resumo: | O historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortinase como um imenso campo de possibilidades para que os professores façamse sujeitos. |
id |
UNOCHAPO-1_014e5ca181f676c8fad2469265ee49a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4262 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professorO historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortinase como um imenso campo de possibilidades para que os professores façamse sujeitos.Unochapecó2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/426210.22196/rp.v8i16.4262Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-1361984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262/2440Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison Antonio2018-02-13T19:05:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4262Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-13T19:05:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
title |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
spellingShingle |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor Paim, Elison Antonio |
title_short |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
title_full |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
title_fullStr |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
title_full_unstemmed |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
title_sort |
No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor |
author |
Paim, Elison Antonio |
author_facet |
Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio |
description |
O historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortinase como um imenso campo de possibilidades para que os professores façamse sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262 10.22196/rp.v8i16.4262 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v8i16.4262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262/2440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136 Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994863022080 |