No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Elison Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262
Resumo: O historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o  estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortina­se como um imenso campo de possibilidades para que os professores façam­se sujeitos.
id UNOCHAPO-1_014e5ca181f676c8fad2469265ee49a2
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4262
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professorO historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o  estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortina­se como um imenso campo de possibilidades para que os professores façam­se sujeitos.Unochapecó2018-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/426210.22196/rp.v8i16.4262Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-1361984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262/2440Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison Antonio2018-02-13T19:05:30Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4262Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-13T19:05:30Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
title No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
spellingShingle No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
Paim, Elison Antonio
title_short No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
title_full No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
title_fullStr No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
title_full_unstemmed No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
title_sort No diálogo com Thompson e Benjamin, a busca de ferramentas para pensar o fazer-se professor
author Paim, Elison Antonio
author_facet Paim, Elison Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
description O historiador inglês Thompson, na obra "A Formação da Classe Operária Inglesa", procura mostrar como as classes operárias foram se fazendo, como foram se constituindo. Explicita, assim, várias de suas divergências com o positivismo, com a ortodoxia marxista, ou, ainda, com a fenomelogia e o  estruturalismo, especialmente quanto ao que possa ser definido como classe social. Walter Benjamin defende que na modernidade capitalista as relações sociais são mediadas pela venda e troca da força de trabalho em troca de salário; constrói a imagem das fantasmagorias da e na modernidade capitalista. resignifica a luta de classes na relação com as experiências vividas. No diálogo direto com estes autores, proponho a idéia do "Fazer-se Professor", na tentativa de negar os cânones vigentes de formação; que passemos a pensar a partir das ruínas articuladas intimamente às possibilidades de superação, nunca de maneira determinista, assim a formação de professores descortina­se como um imenso campo de possibilidades para que os professores façam­se sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262
10.22196/rp.v8i16.4262
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262
identifier_str_mv 10.22196/rp.v8i16.4262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4262/2440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 8 Núm. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136
Revista Pedagógica; v. 8 n. 16: Jan. / Jun. 2006; 107-136
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994863022080