Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245 |
Resumo: | A relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas. |
id |
UNOCHAPO-1_040c146460366df86ff18423f921a524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4245 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educaçãoTabaco. Saúde. IntoxicaçãoA relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424510.22196/rp.v9i19.4245Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-801984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245/2424Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrisotto, Américo2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4245Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
title |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
spellingShingle |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação Grisotto, Américo Tabaco. Saúde. Intoxicação |
title_short |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
title_full |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
title_fullStr |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
title_full_unstemmed |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
title_sort |
Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação |
author |
Grisotto, Américo |
author_facet |
Grisotto, Américo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grisotto, Américo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabaco. Saúde. Intoxicação |
topic |
Tabaco. Saúde. Intoxicação |
description |
A relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245 10.22196/rp.v9i19.4245 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v9i19.4245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245/2424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80 Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320994845196288 |