Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisotto, Américo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245
Resumo: A relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas.
id UNOCHAPO-1_040c146460366df86ff18423f921a524
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4245
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educaçãoTabaco. Saúde. IntoxicaçãoA relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas.Unochapecó2018-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/424510.22196/rp.v9i19.4245Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-801984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245/2424Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrisotto, Américo2018-02-12T15:57:36Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4245Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-12T15:57:36Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
title Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
spellingShingle Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
Grisotto, Américo
Tabaco. Saúde. Intoxicação
title_short Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
title_full Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
title_fullStr Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
title_full_unstemmed Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
title_sort Elementos em torno dos escritos de Kant sobre a pedagogia e de Hannah Arendt em a crise da educação
author Grisotto, Américo
author_facet Grisotto, Américo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grisotto, Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Tabaco. Saúde. Intoxicação
topic Tabaco. Saúde. Intoxicação
description A relação entre o filósofo Emmanuel Kant e a educação não acontece de maneira imediata. A partir deste ponto de vista, levantaram-se, num primeiro momento, elementos de sua trajetória filosófica, preparando sua relação com o campo educacional. Avançando neste aspecto, foram tomadas as preleções de Kant Sobre a Pedagogia de maneira a destacar sua opinião textual sobre o papel da disciplina na formação do homem. Em seguida, com o intuito de trazer a esta leitura acréscimos e contrastes sob outro enfoque, fez-se uso dos argumentos da filósofa Hannah Arendt1 a partir do texto "A Crise na Educação". Deste modo, ficaram registrados neste artigo alguns apontamentos que passam por Kant, pela questão da disciplina, pela formação, pelos pensamentos de Hannah Arendt, por posicionamentos em frente ao mundo, atravessados tanto pela filosofia quanto pela educação e que, minimamente compreendidos, podem ser tanto fomentados quanto refutados, consideradas as problemáticas educacionais que são parte integrante das problemáticas contemporâneas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245
10.22196/rp.v9i19.4245
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245
identifier_str_mv 10.22196/rp.v9i19.4245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4245/2424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 9 Núm. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80
Revista Pedagógica; v. 9 n. 19: Jul. / Dez. 2007; 59-80
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994845196288