A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Luiz Marcos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064
Resumo: Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
id UFU-2_2520ac440ffeae655708db8852693edb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43064
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"CriseEducaçãoModernidadeAutoridadeTradiçãoNeste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4306410.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 307-3471982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064/27741https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064/38012Copyright (c) 2019 Luiz Marcos da Silva Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, Luiz Marcos da2024-02-19T13:28:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43064Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T13:28:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
title A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
spellingShingle A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
Silva Filho, Luiz Marcos da
Crise
Educação
Modernidade
Autoridade
Tradição
title_short A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
title_full A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
title_fullStr A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
title_full_unstemmed A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
title_sort A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"
author Silva Filho, Luiz Marcos da
author_facet Silva Filho, Luiz Marcos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Luiz Marcos da
dc.subject.por.fl_str_mv Crise
Educação
Modernidade
Autoridade
Tradição
topic Crise
Educação
Modernidade
Autoridade
Tradição
description Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064/27741
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064/38012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Marcos da Silva Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Marcos da Silva Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 307-347
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166642831360